Recortes Imprensa
David Rua: A gestão de energia – participação e tecnologia (Ambiente online)
Os consumidores tradicionais estão a mudar e, em muitos casos, são já microprodutores de energia. Com a capacidade de produção de energia local, em grande parte de fonte renovável, a integração de veículos elétricos e cargas térmicas flexíveis, os edifícios domésticos podem tornar-se elementos ativos na gestão de energia doméstica. (28-11-2018)
#gastemenosenergia, iniciativa europeia visa ajudar famílias portuguesas a poupar energia (Exame Informática)
A Comissão Europeia quer proporcionar conselhos práticos e fáceis de poupança para cortar na fatura da energia. (15-11-2018)
Instituições portuguesas reforçam posição na Europa na área da economia de partilha (Atualidade-Economia Ibérica)
Por sua vez, o TouriSMEshare, cuja participação portuguesa é garantida pelo INESC TEC, destina-se a apoiar PME, empresas sociais, ou outras entidades que explorem ou pretendam vir a explorar modelos de negócio baseados na sharing economy, especificamente no setor do turismo e do património cultural imaterial, em quatro países (Portugal, Espanha, Itália e Bulgária). (14-11-2018)
Os investigadores que ajudam a transmitir boas energias (Expresso)
Os vencedores da edição 2018: foram cinco os estudantes distinguidos na 24ª edição dos Prémios REN, entregues esta semana numa cerimónia em que esteve presente o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,Manuel Heitor, que salientou: “Portugal tem o recorde mundial de número de dias com eletricidade fornecida por energias renováveis.” (10-11-2018)
Um novo sistema robótico reabrirá minas abandonadas e inundadas (The Economist)
The idea of underwater mining is not restricted to the ocean floor. High water tables submerge many terrestrial deposits, too. At a minimum, this means doing a lot of pumping to make them workable. Sometimes, it makes those deposits altogether inaccessible. Flooding also adds to the cost of re-opening closed mines. The team behind VAMOS hopes to do something about this. (08-11-2018)
Peças Lopes: Uma Agenda de I&D para a Política Energética de Portugal até 2030 (Ambiente online)
Face ao desafio da transição energética que resulta da necessidade de descarbonizar a sociedade e a economia de Portugal, importa fazer o exercício de definir os aspetos mais importantes de uma Agenda de I&D para a apoiar o desenvolvimento da política Energética do País até 2030. (05-11-2018)
Internet de banda larga em alto mar tem assinatura portuguesa (Jornal Económico)
Comunicações sem fios de banda larga e baixo custo em alto mar para navios já são possíveis graças a tecnologia portuguesa. Ao longo de 30 meses foi desenvolvida uma solução, agora testada com sucesso na Base Naval de Lisboa pela Marinha Portuguesa. (04-11-2018)
Conversor eletrónico de potência (Porto Canal)
Apresentação de um conversor eletrónico, uma tecnologia que permite evitar picos de consumo de energia, e que foi desenvolvida sobretudo para ser usada em veículos elétricos. (04-11-2018)
Presidente INESC TEC defende pacto para a ciência entre Governo, empresas e laboratórios (Açoriano Oriental)
O presidente do instituto tecnológico INESC-TEC, José Manuel Mendonça, defendeu hoje "um pacto" entre Governo, instituições, empresas e cientistas para Portugal ter "investigação com melhor qualidade e maior impacto" na sociedade e na economia. (01-11-2018)