Novo projeto cria modelo inovador de aprendizagem da programação
Arrancou em outubro um novo projeto com colaboração do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, designado SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores.
Com liderança conjunta de Leonel Morgado, do CSIG, e de José Paulo Cravino, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este projeto pretende desenvolver um modelo inovador de ensino e de aprendizagem da programação em contexto de e-learning, no sentido de combater o elevado nível de insucesso académico nas unidades curriculares de programação de computadores, particularmente na transição para a programação avançada.
Simulação de ambiente empresarial. Papéis dos participantes na abordagem SimProgramming.
As dificuldades que os alunos sentem, e a consequente necessidade crescente de profissionais qualificados na área de informática, mostram a importância de desenvolver um conjunto de estratégias de aprendizagem adequadas e ajustadas a estes profissionais, em especial no contexto de ensino à distância, que requer maior disciplina, autonomia e autorregulação.
Além do INESC TEC e da UTAD, participam no SCReLProg a Universidade Aberta e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF). Com um financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de 230.000€, o projeto tem data prevista de término em setembro de 2021.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UAberta.
Créditos imagem esquema: Pedrosa, D. (2017), p. 82 | Pedrosa, Daniela (2017). Autorregulação e Corregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: Estratégias adotadas por alunos de programação de computadores. Tese de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.