Offside
Lado B

Prego a fundo com o Tiago Soares Costa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APICCAPS, pela voz de João Maia.

Fora de Série

"Uma instituição com a dimensão do INESC TEC precisa que o Design seja enquadrado numa visão sistémica." Pedro Regadas (SCOM)

Pensar Sério

"Mudam-se os tempos, mudam-se as verdades e o problema das “fake news” emerge.", Nuno Guimarães (CRACS)

Galeria do Insólito

Se acha que há algo de errado nesta foto da visita do Super Bock Group ao INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 36 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Novo projeto cria modelo inovador de aprendizagem da programação

Arrancou em outubro um novo projeto com colaboração do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, designado SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores.

Com liderança conjunta de Leonel Morgado, do CSIG, e de José Paulo Cravino, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este projeto pretende desenvolver um modelo inovador de ensino e de aprendizagem da programação em contexto de e-learning, no sentido de combater o elevado nível de insucesso académico nas unidades curriculares de programação de computadores, particularmente na transição para a programação avançada.

 

Screlprog

Simulação de ambiente empresarial. Papéis dos participantes na abordagem SimProgramming.

 

As dificuldades que os alunos sentem, e a consequente necessidade crescente de profissionais qualificados na área de informática, mostram a importância de desenvolver um conjunto de estratégias de aprendizagem adequadas e ajustadas a estes profissionais, em especial no contexto de ensino à distância, que requer maior disciplina, autonomia e autorregulação.

Além do INESC TEC e da UTAD, participam no SCReLProg a Universidade Aberta e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF). Com um financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de 230.000€, o projeto tem data prevista de término em setembro de 2021.  

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UAberta.

 

 

Créditos imagem esquema: Pedrosa, D. (2017), p. 82 | Pedrosa, Daniela (2017). Autorregulação e Corregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: Estratégias adotadas por alunos de programação de computadores. Tese de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.