Offside
Lado B

Prego a fundo com o Tiago Soares Costa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APICCAPS, pela voz de João Maia.

Fora de Série

"Uma instituição com a dimensão do INESC TEC precisa que o Design seja enquadrado numa visão sistémica." Pedro Regadas (SCOM)

Pensar Sério

"Mudam-se os tempos, mudam-se as verdades e o problema das “fake news” emerge.", Nuno Guimarães (CRACS)

Galeria do Insólito

Se acha que há algo de errado nesta foto da visita do Super Bock Group ao INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 36 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC em destaque na EMAF

No âmbito da abordagem ao setor da Indústria enquadrada na sua iniciativa TEC4INDUSTRY, o INESC TEC esteve presente mais uma vez na 17ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF), que decorreu de 21 a 24 de novembro na Exponor, no Porto.

Subordinada ao tema «Na vanguarda das soluções e Tecnologias do Futuro», esta iniciativa tem como objetivos dar resposta aos desafios da Indústria 4.0, promover o networking entre os diferentes atores e partilhar ideias e negócios, naquele que é considerado o maior evento nacional do setor industrial.

Exposição de tecnologias inovadoras

No espaço do INESC TEC, e enquadrados nos projetos ScalABLE4.0 e FASTEN e MANUFACTUR4.0, foram demonstrados um manipulador móvel e uma mesa de assemblagem colaborativa, englobando tecnologias que permitem uma integração funcional eficiente entre equipamentos industriais e robôs, e robótica colaborativa, flexível e escalável, que torna possível a maximização da capacidade de adaptação e desempenho do sistema global e mecanismos de integração vertical de sistemas.

EMAF EMAF

No que se refere à logística interna, o robô TriHO em demonstração, desenvolvido pelo INESC TEC e financiado pela GERTAL, destacou-se na logística de distribuição de refeições em ambiente hospitalar. Inclui um sistema de navegação que permite não adicionar marcadores artificiais, controlar a abertura e fecho de portas e de elevadores e uma atracagem automática a carrinhos de carga hospitalar.

EMAF EMAF

Também o manipulador móvel desenvolvido para o caso de estudo da RENAULT no projeto europeu ColRobot foi apresentado como uma solução avançada para melhorar a ergonomia dos operadores através da capacidade de realizar operações colaborativas de assemblagem no interior de veículos ligeiros de carga.

EMAF EMAF

Foram também apresentados no stand do INESC TEC: um sistema avançado de planeamento utilizando nomeadamente a técnica de digital twin, que permite o desenho e otimização de plantas e dos sistemas de produção através de representação virtual; soluções de gestão de ativos e manutenção preditiva; e uma ferramenta de anotação e visualização aumentada para adicionar anotações dinâmicas ao vídeo de 360º.

EMAF

Já no stand da PRODUTECH, e em parceria com a ANTIPODA, a SYSTRADE e a TALUS, o INESC TEC apresentou uma solução inovadora para tapetes transportadores integrados, com logística interna baseada em robôs móveis.

Seminário e conferência em paralelo

Na abertura oficial do evento, no dia 21 de novembro, teve lugar o “Fórum PRODUTECH & Conferência Anual Mobilizador PRODUTECH SIF", uma iniciativa que contou com um painel de especialistas de diversas áreas, e que incluiu intervenções do INESC TEC, nomeadamente António Paulo Moreira, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), na Robótica, e António Correia Alves, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), em Industria 4.0 e Sistemas de Produção Ciber-Físicos.

Seminario EMAF Seminario EMAF

Outra das iniciativas promovidas durante o evento foi o seminário Observtech, intitulado “Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação”, que teve lugar no dia 22 de novembro. O programa do seminário incluiu uma apresentação do projeto MANUFACTUR4.0, no qual participam o CRIIS e o CESE.  Trata-se de um projeto que tem como objetivo desenvolver e transferir novas tecnologias para a indústria do setor naval e metalomecânico da região da Galiza e Norte de Portugal.

CoopWeld vence Concurso de Inovação

Paralelamente, e com vista a reforçar as componentes de I&D e inovação no evento, destacando a sua importância para o desenvolvimento da indústria das tecnologias de produção, a EMAF lançou o 9º Concurso de Inovação, numa parceria com a Revista Robótica. Destinado a todos os expositores inscritos, este concurso colocou em avaliação os aspetos de conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos e serviços apresentados.

Premio Coopweld

Entre 22 propostas, o projeto CoopWeld - Robotized system for welding in structural steel fabricationi - venceu o prémio na categoria Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci”.

Desenvolvido pela SARKKIS Robotics, com a colaboração do CRIIS, o CoopWeld veio aplicar a utilização soldadura robotizada no fabrico de pequenas séries de conjuntos estruturais, trabalhando na combinação de robôs, sensores e programação offline automática, com um foco especial nas PME e nas suas necessidades específicas. Nesta abordagem, o robô é responsável pelas tarefas mais repetitivas e demoradas (soldadura) libertando o operador para as tarefas de maior valor acrescentado (montagem).

Feira internacional sempre a crescer

Com a participação de cerca de 450 empresas, e de aproximadamente 45 mil visitantes, a aposta da organização permaneceu na internacionalização de tecnologias, na inovação da indústria e no conhecimento técnico especializado.

EMAF

Além da robótica, alguns dos setores em exposição foram máquinas, ferramentas, logística e transporte, laboratórios, instrumentação, automação e controlo, informática aplicada à indústria, segurança, entre outros.

  

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.