INESC TEC em destaque na EMAF
No âmbito da abordagem ao setor da Indústria enquadrada na sua iniciativa TEC4INDUSTRY, o INESC TEC esteve presente mais uma vez na 17ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF), que decorreu de 21 a 24 de novembro na Exponor, no Porto.
Subordinada ao tema «Na vanguarda das soluções e Tecnologias do Futuro», esta iniciativa tem como objetivos dar resposta aos desafios da Indústria 4.0, promover o networking entre os diferentes atores e partilhar ideias e negócios, naquele que é considerado o maior evento nacional do setor industrial.
Exposição de tecnologias inovadoras
No espaço do INESC TEC, e enquadrados nos projetos ScalABLE4.0 e FASTEN e MANUFACTUR4.0, foram demonstrados um manipulador móvel e uma mesa de assemblagem colaborativa, englobando tecnologias que permitem uma integração funcional eficiente entre equipamentos industriais e robôs, e robótica colaborativa, flexível e escalável, que torna possível a maximização da capacidade de adaptação e desempenho do sistema global e mecanismos de integração vertical de sistemas.
No que se refere à logística interna, o robô TriHO em demonstração, desenvolvido pelo INESC TEC e financiado pela GERTAL, destacou-se na logística de distribuição de refeições em ambiente hospitalar. Inclui um sistema de navegação que permite não adicionar marcadores artificiais, controlar a abertura e fecho de portas e de elevadores e uma atracagem automática a carrinhos de carga hospitalar.
Também o manipulador móvel desenvolvido para o caso de estudo da RENAULT no projeto europeu ColRobot foi apresentado como uma solução avançada para melhorar a ergonomia dos operadores através da capacidade de realizar operações colaborativas de assemblagem no interior de veículos ligeiros de carga.
Foram também apresentados no stand do INESC TEC: um sistema avançado de planeamento utilizando nomeadamente a técnica de digital twin, que permite o desenho e otimização de plantas e dos sistemas de produção através de representação virtual; soluções de gestão de ativos e manutenção preditiva; e uma ferramenta de anotação e visualização aumentada para adicionar anotações dinâmicas ao vídeo de 360º.
Já no stand da PRODUTECH, e em parceria com a ANTIPODA, a SYSTRADE e a TALUS, o INESC TEC apresentou uma solução inovadora para tapetes transportadores integrados, com logística interna baseada em robôs móveis.
Seminário e conferência em paralelo
Na abertura oficial do evento, no dia 21 de novembro, teve lugar o “Fórum PRODUTECH & Conferência Anual Mobilizador PRODUTECH SIF", uma iniciativa que contou com um painel de especialistas de diversas áreas, e que incluiu intervenções do INESC TEC, nomeadamente António Paulo Moreira, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), na Robótica, e António Correia Alves, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), em Industria 4.0 e Sistemas de Produção Ciber-Físicos.
Outra das iniciativas promovidas durante o evento foi o seminário Observtech, intitulado “Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação”, que teve lugar no dia 22 de novembro. O programa do seminário incluiu uma apresentação do projeto MANUFACTUR4.0, no qual participam o CRIIS e o CESE. Trata-se de um projeto que tem como objetivo desenvolver e transferir novas tecnologias para a indústria do setor naval e metalomecânico da região da Galiza e Norte de Portugal.
CoopWeld vence Concurso de Inovação
Paralelamente, e com vista a reforçar as componentes de I&D e inovação no evento, destacando a sua importância para o desenvolvimento da indústria das tecnologias de produção, a EMAF lançou o 9º Concurso de Inovação, numa parceria com a Revista Robótica. Destinado a todos os expositores inscritos, este concurso colocou em avaliação os aspetos de conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos e serviços apresentados.
Entre 22 propostas, o projeto CoopWeld - Robotized system for welding in structural steel fabricationi - venceu o prémio na categoria Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci”.
Desenvolvido pela SARKKIS Robotics, com a colaboração do CRIIS, o CoopWeld veio aplicar a utilização soldadura robotizada no fabrico de pequenas séries de conjuntos estruturais, trabalhando na combinação de robôs, sensores e programação offline automática, com um foco especial nas PME e nas suas necessidades específicas. Nesta abordagem, o robô é responsável pelas tarefas mais repetitivas e demoradas (soldadura) libertando o operador para as tarefas de maior valor acrescentado (montagem).
Feira internacional sempre a crescer
Com a participação de cerca de 450 empresas, e de aproximadamente 45 mil visitantes, a aposta da organização permaneceu na internacionalização de tecnologias, na inovação da indústria e no conhecimento técnico especializado.
Além da robótica, alguns dos setores em exposição foram máquinas, ferramentas, logística e transporte, laboratórios, instrumentação, automação e controlo, informática aplicada à indústria, segurança, entre outros.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.