Conferência em Aeronáutica, Espaço e Defesa contou com INESC TEC
O INESC TEC participou mais uma vez no AED Days, a conferência anual do AED (Aeronáutica, Espaço e Defesa) Cluster Portugal, já na sua 5ª edição, que teve lugar no Taguspark (Oeiras) nos dias 20, 21 e 22 de novembro.
Promovido pelo Cluster AEDCP (Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa), que representa já 61 membros, entre empresas nacionais e centros de investigação, este evento tem como objetivo agregar os principais atores nacionais e internacionais destes três setores, que são responsáveis por receitas na ordem dos 1.700 M€.
José Carlos Caldeira, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, foi moderador numa sessão sobre “New Business Models with Digitalization”, na qual se debateu a emergência intersectorial de novos modelos de negócios com o fenómeno da digitalização e as oportunidades e desafios que isso acarreta para os atuais e novos participantes.
No dia 21 de novembro teve lugar o encerramento do projeto E4Value, numa sessão que contou com a presença de Ana Barros, Dario Messina, Filipa Moreira e Ji Hoon Shin, colaboradores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC. O projeto E4Value - Innovation Dynamics in Aeronautics, com um financiamento de cerca de um milhão de euros do Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pretendeu avaliar avanços tecnológicos, de negócios e das cadeias de valor na área da aeronáutica moderna, no sentido de compreender e contribuir para a criação de um cluster aeronáutico em Portugal, assegurando o papel das empresas portuguesas como centros de excelência. O projeto teve duração de quatro anos e meio e teve como parceiros o Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Universidade Carnegie Mellon (CMU) e como parceiro industrial a Embraer Portugal.
O último dia dos AED Days conta com visitas industriais ao norte e sul do país. Este ano, o INESC TEC integrou a visita do Norte, que incluiu também uma visita às instalações do INEGI, do CEIIA e da Caetano Aeronáutica. No INESC TEC, os 30 participantes ficaram a conhecer o Laboratório do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), localizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, seguindo depois para o edifício sede, onde foi feita a apresentação institucional por Rui Oliveira, membro do Conselho de Administração, e a descrição das competências do INESC TEC nas áreas da aeronáutica, do espaço e da defesa, por António Gaspar, Coordenador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG).
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UMinho.