Asneira Livre
Algumas asneiras ou talvez não…
Por Hélder Oliveira*
No dia em que recebi o convite para escrever no BIP, durante o almoço comunicava aos meus companheiros de luta aqui no INESC Porto tal facto, e diziam eles: “De certeza que é na Asneira Livre”. Até agora não percebi o porquê desse comentário, mas enfim.
Antes de mais, gostaria de agradecer ao BIP a oportunidade de participar e expressar a minha opinião, ainda por cima com o que me apetecer. Mais liberdade de expressão não seria possível. Apesar do meu recente ingresso no INESC Porto, já deu para perceber o excelente trabalho que é feito em volta do BIP. A qualidade e interesse dos artigos fazem com que este, após surgir no nosso e-mail, seja responsável pela falta de produtividade durante 30 minutinhos na nossa investigação. O BIP também proporciona a oportunidade de conhecer outros elementos pertencentes ao INESC Porto com os quais não lidamos diariamente de uma forma directa.
Pois bem, para quem não me conhece, o meu nome é Hélder Oliveira e sou bolseiro de Doutoramento da UTM desde Novembro de 2008. O meu tema de Doutoramento será focalizado na Avaliação Objectiva do Tratamento Conservador do Cancro da Mama usando Modelos 3D. O meu trabalho do Doutoramento estará directamente ligado ao projecto BCCT.
Durante a minha vida académica, isto é, cinco anos de Licenciatura e os quatro anos seguintes que incluem dois anos de Mestrado e dois anos de Investigação, nunca pensei em fazer investigação no INESC Porto, até porque me encontrava a fazer investigação numa área que não existia aqui. Contudo, após mudar a minha área de investigação foi-me dada a oportunidade de entrar para a comunidade INESC Porto. Até este momento, tudo tem corrido pelo melhor, estando o tudo a correr segundo as melhores expectativas.
Vá, para não dizer que tudo é bom, aqui vai a uma sugestão. Penso que falo por todos quando digo que uma máquina de Multibanco assentava que nem uma luva no edifício do INESC Porto. Quantas vezes é que temos de nos deslocar à FEUP para levantar aquela notinha que tanto falta para matar a fome no nosso bar? Já que estamos a falar de bar, um acelerador nas funcionárias é que vinha mesmo a calhar!!!
Bem não podia terminar a minha intervenção sem falar do Torneio de Futebol do INESC Porto. Há muito que ouvia falar do Torneio, tendo este ano a oportunidade de nele participar. É mais um motivo para elevar o companheirismo entre os elementos do INESC Porto.
Pois é, sou aquele que anda no meio do campo a jogar com uns óculos esquisitos. O que muitos não sabem é que aquilo dá cá uma aerodinâmica... para além de assustar os adversários, claro. Apesar de ser da UTM, estou a jogar na equipa da UOSE, e desde já peço desculpa à UTM, mas a proposta foi bem mais aliciante!!! Este texto foi escrito na semana de intervalo entre os dias do torneio, por isso não sei qual o desfecho do mesmo. Na meia-final vou defrontar a minha Unidade de Investigação, mas, meus caros, não vou abrir as pernas até porque não vou jogar. Espero que os meus companheiros possam ganhar à UTM para eu poder jogar na final e lutar pela taça.
Penso que o torneio está muito bem organizado, mas acho que o INESC Porto devia fazer um esforço para contratar o Mestre Alves, para ele apontar as datas mais indicadas para o torneio do próximo ano. Depois do calor tórrido do primeiro dia parece que vamos ter molho para o segundo.
Agora mesmo para terminar, e uma vez que o pessoal está sempre a propor torneios desportivos novos, tal como o voleibol, venho por este meio propor um torneio de boxe. Depois do que se viu no jogo entre a UTM e a USE, parece que temos bons praticantes, apesar do árbitro também não ajudar muito.
* Colaborador na Unidade de Telecomunicações e Multimédia