Offside
Corporate

"A participação do INESC Porto foi positiva e enriquecedora. Consistiu na selecção e formação de um colaborador no domínio dos sistemas de informação e redes e no desenho do conceito e acompanhamento da implementação de uma plataforma de comunicação (...)"

Fora de Série

"...Não é fácil sair logo da faculdade e entrar numa unidade como a USE. Fazendo uma analogia com o futebol, é como passar dos juniores do FC Porto para a equipa sénior do Real Madrid." Ricardo Bessa

A Vós a Razão

"(...) posso dizer que as expectativas foram plenamente confirmadas, dado que, no INESC Porto, encontrei o ambiente interdisciplinar que precisava para levar a cabo o meu projecto de doutoramento", Sanderson Lima

Asneira Livre

"(...) venho por este meio propor um torneio de boxe. Depois do que se viu no jogo entre a UTM e a USE, parece que temos bons praticantes...", Hélder Oliveira

Galeria do Insólito

Descobrimos algo surpreendente: a conceituada Universidade de Aveiro utilizou um texto de uma edição de 2004 do BIP como base para um teste-modelo de Português para admissão de maiores de 23 anos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

USIC inicia ciclo de Soft Meetings

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) iniciou recentemente um ciclo de palestras intituladas 'Soft Meetings'. Estas palestras serão periódicas e têm como objectivo a apresentação e discussão de trabalhos de investigação relevantes na Unidade, permitindo a difusão interna do trabalho e de outros temas com interesse futuro.

A primeira 'Soft Meeting', intitulada "A Path for Performance Improvement: the Personal Software Process (PSP) and Team Software Process (TSP)", teve lugar no dia 26 de Maio no Auditório do INESC Porto e foi apresentada por João Pascoal Faria.

'Personal Software Process' (PSP) e 'Team Software Process' (TSP) são processos de desenvolvimento de software criados pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI - Software Engineering Institute) da Universidade de Carnegie Mellon (CMU). A palestra de João Pascoal Faria teve como objectivo apresentar as principais mais-valias ao nível do desempenho que se podem obter com PSP e TSP.

“O tema da melhoria de desempenho na produção de software é muito relevante para o INESC Porto, quer enquanto entidade que desenvolve protótipos, sistemas e serviços com uma crescente componente de software (sistemas de informação, sistemas de energia, sistema de comunicação, etc.), quer enquanto entidade que pretende contribuir para a melhoria de competitividade da indústria de software nacional”, adianta o professor.

Os dados apresentados nesta palestra mostram que enormes ganhos de desempenho ao nível da qualidade, previsibilidade, produtividade e satisfação são possíveis quando se aplicam as melhores práticas de engenharia e gestão no desenvolvimento de software, de que são exemplo as metodologias apresentadas.

De acordo com João Pascoal Faria, as 'Soft Meeetings' são relevantes na medida em que permitem “criar um espírito de corpo, alargar horizontes e potenciar colaborações e a discussão de ideias”.

João Pascoal Faria é investigador no INESC Porto desde 1985 onde integra a USIC, desenvolvendo investigação na área de Engenharia de Software, e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para além de ser SEI-Certified  PSP Developer, SEI - Authorized PSP Instructor e SEI-Trained TSP Coach.