Offside
Corporate

"A participação do INESC Porto foi positiva e enriquecedora. Consistiu na selecção e formação de um colaborador no domínio dos sistemas de informação e redes e no desenho do conceito e acompanhamento da implementação de uma plataforma de comunicação (...)"

Fora de Série

"...Não é fácil sair logo da faculdade e entrar numa unidade como a USE. Fazendo uma analogia com o futebol, é como passar dos juniores do FC Porto para a equipa sénior do Real Madrid." Ricardo Bessa

A Vós a Razão

"(...) posso dizer que as expectativas foram plenamente confirmadas, dado que, no INESC Porto, encontrei o ambiente interdisciplinar que precisava para levar a cabo o meu projecto de doutoramento", Sanderson Lima

Asneira Livre

"(...) venho por este meio propor um torneio de boxe. Depois do que se viu no jogo entre a UTM e a USE, parece que temos bons praticantes...", Hélder Oliveira

Galeria do Insólito

Descobrimos algo surpreendente: a conceituada Universidade de Aveiro utilizou um texto de uma edição de 2004 do BIP como base para um teste-modelo de Português para admissão de maiores de 23 anos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UESP lidera projecto europeu Net-Challenge

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) iniciou a 1 de Junho o projecto europeu Net-Challenge - Innovative networks of SMEs for complex products manufacturing.

Este projecto será coordenado pelo INESC Porto e tem por objectivo conceber e desenvolver modelos, metodologias e ferramentas que apoiem as Pequenas e Médias Empresas (PME) na criação e gestão de redes de negócio não hierárquicas.

De modo a ter sucesso em mercados competitivos, as PME necessitam aumentar o valor acrescentado dos seus produtos e serviços, focando a sua oferta em produtos complexos e centrados no consumidor.

Nestes ambientes, as PME deverão adoptar novos modelos de negócio e estabelecer redes de negócio dinâmicas e não hierárquicas de forma a conseguirem uma resposta rápida, custos competitivos e ofertas diferenciadas. Nas redes de negócio hierárquicas, mais tradicionais, as empresas mais pequenas têm de desempenhar tarefas específicas, definidas por empresas de maior dimensão, o que limita as suas possibilidades de diferenciação.

Deste modo, o projecto tem por objectivo final disponibilizar métodos e ferramentas que apoiem as PME na criação e gestão destas redes de negócio, incluindo objectivos científicos e tecnológicos como uma metodologia que ajude as PME na qualificação de potenciais parceiros e na criação de redes de negócio dinâmicas, modelos de processos de negócio de referência e ferramentas distribuídas de apoio à decisão.

Coordenado pelo INESC Porto, o projecto conta com a participação de instituições de diferentes países, tais como a Fundação Fatronik (Espanha), o Consiglio Nazionale delle Ricerche – ITIA (Itália), Universidade de Vaasa (Finlândia), o CENI - Centro de Integração e Inovação de processos (Portugal), a TIE Nederlands B.V. (Holanda), a Wapice (Finlândia) ou a Universidade de Tsinghua (China).

O projecto conta com três casos de estudo: o caso português é desenvolvido no sector têxtil e conta com as empresas parceiras Riopele e RPB, sendo complementado com um caso na indústria do calçado (em Itália, com as empresas Synesis e Italian Concept), e um caso na indústria das máquinas ferramentas (em Espanha, com as empresas ONA e RoboC).

A reunião de arranque do projecto (kick-off meeting) teve lugar nas instalações do INESC Porto nos dias 4 e 5 de Junho, com o objectivo de apresentar a visão, objectivos, plano de trabalhos e metodologias do projecto.

A equipa da UESP neste projecto é composta por Luís Carneiro, Jorge Pinho de Sousa, Américo Azevedo, João Claro, Ricardo Almeida e Lia Oliveira.