A LOUCURA NECESSÁRIA
Misce stultitiam consiliis brevem: mistura no teu julgamento um pouquinho de loucura, postula Horácio nas suas Odes. Atentemos.
A sabedoria, como sendo um acumular fermentado da aprendizagem experimentada, caracteriza o homem como não define mais nenhum ser vivo. Neste sentido, pode considerar-se como traço notável da evolução na Terra a caminhada para o livre arbítrio, a libertação do imediatismo do instinto e sua substituição pelo julgamento de fundamentação racional.
E a loucura? Tecnicamente, é a racionalidade aprisionada e diminuída. Mas, poeticamente, a loucura é a libertação das peias, é a vertigem criativa.
Que nos sugere Horácio, então? Mistura, disse, não falou adiciona ou junta, falou mistura. Adicionar ou juntar poderiam remeter-nos para camadas ou estratos mas Horácio é cirúrgico ma escolha do vocábulo: misce. Mistura implica então um entrelaçamento, uma fusão, uma liga conferido uma natureza própria e não apenas um somatório de propriedades.
Misce stultitiam, embebe a loucura, faz da loucura um aspecto da sabedoria, entranha uma na outra. E brevem, só na dose certa, como uma especiaria ou condimento, não como um prato forte: stultitiam brevem, portanto.
Movamo-nos, pois, com ousadia e conquistemos o futuro, abandonando pessimismos que só nos limitam. A notícia de que o INESC Porto avança com um projecto para se ampliar de dimensão tem, exactamente, a dimensão de sabedoria e loucura necessária. Não nos conformamos, não nos rotinamos, não nos decidimos apenas no dia a dia do comum: queremos ambiciosamente mais e melhor, queremos decisivamente ser mais e ser melhores.
Que tenha sido possível federar outros interesses nesta ambição é sinal ou dos tempos, ou da capacidade catalisadora que o INESC Porto tem. Saudamos esta nova aliança. Saudamos a lucidez construtiva dos líderes dos grupos que ao INESC Porto se juntam. Convidamos a comunidade INESC Porto a rejubilar.
Afinal, optimum est aliena et propria insania frui: é delicioso fruir a insanidade alheia, principalmente se for a nossa também, e visionária.