Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

manuel resende, administrador DA flowmat – sistemas industriais, Lda.

  • "Apesar de a Flowmat colaborar continuamente com o INESC TEC desde o início da sua atividade, em 2009, já desenvolvo parcerias com o INESC TEC praticamente desde a sua fundação, há 30 anos, no âmbito da organização LIREL, da qual fui sócio. Estive envolvido no primeiro grande projeto de sistemas logísticos, em 1996, que visou a produção de um sistema logístico para a Kyaia, que ainda se encontra em utilização na fábrica de Paredes de Coura."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A Flowmat – Sistemas Industriais, organização que opera no domínio do desenvolvimento de projetos de logística interna, automação e equipamentos, colabora ativamente com o INESC TEC desde 2009, data de início da sua atividade. Desta relação de longa data, que se iniciou com o projeto SIBAPE, destacam-se dois projetos mobilizadores com resultados extremamente relevantes para a indústria do calçado: HSSF (High Speed Shoe Factory) e Newalk (Materiais – Componentes – Tecnologias para Calçado do Futuro).

Áreas de Negócio

Máquinas e produtos para calçado; manipulação e robotização; logística interna; e máquinas industriais.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 2009.

Título do projeto

HSSF – High Speed Shoe Factory; Newalk – Materiais, Componentes e Tecnologia para o Calçado do Futuro

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais

Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)

Luís Carneiro, Rui Diogo Rebelo

Testemunho relativo ao Projeto

“Neste testemunho da Flowmat, é dado ênfase a dois projetos mobilizadores de caracter extremamente inovador e relevante, realizados em parceria com o INESC TEC: HSSF – High Speed Shoe Factory e NEWALK – Materiais, Componentes e Tecnologia para o Calçado do Futuro.

No âmbito do projeto HSSF – High Speed Shoe Factory – foi desenvolvida uma solução para produzir calçado customizado em 24h, decorrente da necessidade de resposta cada vez mais rápida aos pedidos de clientes na indústria do calçado. A solução consistiu num novo modelo de produção, baseado numa lógica de seção única, totalmente flexível e versátil, onde a produção ocorre em fluxo único, substituindo o modelo tradicional dividido em secções (corte, costura, montagem e acabamento), com sistemas online para a distribuição automática do fluxo de produtos e processos. No HSSF, a Flowmat foi responsável pela conceção e projeto dos sistemas logísticos e pelo software de automação, tendo contado com a colaboração do INESC TEC na parte “inventiva” do software.

O projeto NEWALK – Materiais, Componentes e Tecnologia para o calçado do Futuro – visou o desenvolvimento de novos materiais, componentes funcionais e tecnologias avançadas para a criação, produção e comercialização de calçado diferenciado. O NEWALK foi agregado em 7 unidades parciais em torno de diversos objetivos, estando a Flowmat enquadrada na unidade NEWALK LOG – Logística flexível e integrada da planta fabril. Mais concretamente, a Flowmat foi responsável pelo desenvolvimento do Sistema Logístico Flexi-Flow Supply Production, armazém dinâmico de alto desempenho com capacidade para armazenar contentores de dimensões variáveis. A principal novidade consistiu na solução de movimento: um carrinho autónomo de baixo custo que circula à volta das racks, reduzindo assim a necessidade de “estocadores”.

Estes dois projetos, dotados de um carácter extremamente inovador, tiveram um impacto muito relevante na Flowmat, uma vez que o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias possibilitou uma evolução significativa no catálogo da Flowmat, permitindo um posicionamento mais competitivo no mercado.

Apesar de a Flowmat colaborar continuamente com o INESC TEC desde o início da sua atividade, em 2009, já desenvolvo parcerias com o INESC TEC praticamente desde a sua fundação, há 30 anos, no âmbito da organização LIREL, da qual fui sócio. Estive envolvido no primeiro grande projeto de sistemas logísticos, em 1996, que visou a produção de um sistema logístico para a Kyaia, que ainda se encontra em utilização na fábrica de Paredes de Coura. Após uma experiência pessoal de longa parceria com o INESC TEC, contando com um reportório de mais de uma dezena de projetos europeus e nacionais, afirmo com veemência que foi uma colaboração imensamente positiva e gratificante, e que tenciono continuar aliado ao INESC TEC, através da Flowmat, uma vez que pretendemos continuar sempre ao lado dos bons e dos melhores.”