Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Investigador do INESC TEC vence “best paper award”

Matthew Davies, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, venceu recentemente um “Best Paper Award” pelo seu artigo “Harmonic Mixing Based on Roughness and Pitch Commonality”, atribuído no âmbito da 18ª edição da International Conference on Digital Audio Effects, que se realizou de 30 de novembro a 3 de dezembro na Noruega.

No artigo, escrito em conjunto com Roman Gebhardt e Bernhard Seeber (ambos da Technische Universität München, Alemanha), os autores abordam o tema de mistura harmónica, uma técnica utilizada pelos DJs para misturar peças musicais, alinhando-as em termos de batidas e nota musical. A principal contribuição deste artigo é um novo método de mistura harmónica com base nos princípios de psicoacústica de sonoridade e timbre.

Esta investigação tem dois grandes objetivos: possibilitar aos utilizadores inexperientes a experimentação das suas coleções musicais ao fornecer ferramentas inteligentes para mistura automática; e permitir aos peritos em música superar os limites da criatividade musical com base em tecnologia através de uma experimentação mais abrangente. O artigo está fortemente alinhado com uma das grandes áreas de investigação do grupo Sound and Music Computing (SMC) – recolha de informação musical. 

Este trabalho foi levado a cabo em colaboração com a Universidade Técnica de Munique, tendo Roman Gebhardt  passado uma temporada em Portugal como estudante ERASMUS na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A dissertação de licenciatura Roman Gebhardt foi inclusive co-supervisionada por Matthew Davies, tendo obtido a nota mais alta do curso.

Na sequência do prémio, os autores foram convidados a submeter uma versão alargada do seu trabalho na próxima edição especial da revista Applied Sciences.

O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação ao INESC TEC.