Investigador do INESC TEC vence “best paper award”
Matthew Davies, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, venceu recentemente um “Best Paper Award” pelo seu artigo “Harmonic Mixing Based on Roughness and Pitch Commonality”, atribuído no âmbito da 18ª edição da International Conference on Digital Audio Effects, que se realizou de 30 de novembro a 3 de dezembro na Noruega.
No artigo, escrito em conjunto com Roman Gebhardt e Bernhard Seeber (ambos da Technische Universität München, Alemanha), os autores abordam o tema de mistura harmónica, uma técnica utilizada pelos DJs para misturar peças musicais, alinhando-as em termos de batidas e nota musical. A principal contribuição deste artigo é um novo método de mistura harmónica com base nos princípios de psicoacústica de sonoridade e timbre.
Esta investigação tem dois grandes objetivos: possibilitar aos utilizadores inexperientes a experimentação das suas coleções musicais ao fornecer ferramentas inteligentes para mistura automática; e permitir aos peritos em música superar os limites da criatividade musical com base em tecnologia através de uma experimentação mais abrangente. O artigo está fortemente alinhado com uma das grandes áreas de investigação do grupo Sound and Music Computing (SMC) – recolha de informação musical.
Este trabalho foi levado a cabo em colaboração com a Universidade Técnica de Munique, tendo Roman Gebhardt passado uma temporada em Portugal como estudante ERASMUS na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A dissertação de licenciatura Roman Gebhardt foi inclusive co-supervisionada por Matthew Davies, tendo obtido a nota mais alta do curso.
Na sequência do prémio, os autores foram convidados a submeter uma versão alargada do seu trabalho na próxima edição especial da revista Applied Sciences.
O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação ao INESC TEC.