Galeria do Insólito
os perigosos painéis solares
É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES. Afinal de contas, todos os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos por este Centro no âmbito da energia solar não valem a pena, já que esta forma de energia simplesmente não é bem-vinda!
Quem o afirma são os habitantes da pequena aldeia de Woodland, no estado da Carolina do Norte, que acreditam que os painéis solares “sugam” toda a energia do sol, não permitindo que as plantas se desenvolvam. Do ponto de vista dos cidadãos de Woodland, os painéis solares são como aquelas crianças que, na escola, usam práticas de bullying para roubar comida aos colegas. E quem se lixa são a plantinhas que não conseguem estar sossegadas no recreio a fazer fotossíntese com o bocadinho de sol que a mãe lhes mandou na lancheira.
Já a energia nuclear, por exemplo, é muito popular entre as gentes de Woodland. Em declarações ao BIP, uma habitante da aldeia não tem dúvidas: “Desde que rebentou aqui o reator nuclear é ver as plantas a crescer! Até tenho uma nespereira com dentes e um pinheiro com barbatanas”, disse enquanto coçava uma das suas três cabeças.