INESC TEC associa-se às comemorações dos 40 anos do IAPMEI
O INESC TEC esteve representado na cerimónia de encerramento das comemorações do 40º aniversário do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), que se realizou no dia 10 de dezembro no Europarque. António Lucas Soares, investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, deu início à sessão “Os caminhos da competitividade - o que precisam as empresas nacionais para alicerçar o seu futuro?”, focando-se no tema “Redes colaborativas e crescimento”.
O investigador referiu algumas dificuldades nesta área como necessidades de liderança, desconhecimento de parceiros, falta de informação e de formação na gestão de redes, falta de flexibilidade dos sistemas de incentivos, entre outros. “A formação de base das universidades não é suficiente”, afirmou António Lucas Soares durante a sua intervenção.
O presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, fez uma retrospetiva da atividade da instituição e enfatizou a necessidade de uma postura proactiva do IAPMEI face às expectativas do tecido empresarial.
Aproveitando a simbologia do número 40, o IAPMEI distinguiu 40 empresas que esta instituição apoiou e que são considerados casos de sucesso. No evento, foram ainda abordados os temas “Capacitação, conhecimento e inovação aberta” e “Crescimento e novas soluções de financiamento”.
O IAPMEI e o INESC TEC já têm vindo a colaborar em diversas ocasiões, como é o caso de uma iniciativa promovida em conjunto intitulada “O Dia Aberto do Conhecimento”. É também de referir o caso do consórcio Enterprise Europe Network – Portugal (EEN-Portugal), liderado pelo IAPMEI e do qual faz também parte o INESC TEC e cujo objetivo é disponibilizar serviços transversais de informação e aconselhamento às empresas na Europa.
O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FEUP.
Créditos Foto: www.iapmei.pt