Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC associa-se às comemorações dos 40 anos do IAPMEI

O INESC TEC esteve representado na cerimónia de encerramento das comemorações do 40º aniversário do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), que se realizou no dia 10 de dezembro no Europarque. António Lucas Soares, investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, deu início à sessão “Os caminhos da competitividade - o que precisam as empresas nacionais para alicerçar o seu futuro?”, focando-se no tema “Redes colaborativas e crescimento”.

O investigador referiu algumas dificuldades nesta área como necessidades de liderança, desconhecimento de parceiros, falta de informação e de formação na gestão de redes, falta de flexibilidade dos sistemas de incentivos, entre outros. “A formação de base das universidades não é suficiente”, afirmou António Lucas Soares durante a sua intervenção. 

O presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, fez uma retrospetiva da atividade da instituição e enfatizou a necessidade de uma postura proactiva do IAPMEI face às expectativas do tecido empresarial. 

Aproveitando a simbologia do número 40, o IAPMEI distinguiu 40 empresas que esta instituição apoiou e que são considerados casos de sucesso. No evento, foram ainda abordados os temas “Capacitação, conhecimento e inovação aberta” e “Crescimento e novas soluções de financiamento”.

O IAPMEI e o INESC TEC já têm vindo a colaborar em diversas ocasiões, como é o caso de uma iniciativa promovida em conjunto intitulada “O Dia Aberto do Conhecimento”. É também de referir o caso do consórcio Enterprise Europe Network – Portugal (EEN-Portugal), liderado pelo IAPMEI e do qual faz também parte o INESC TEC e cujo objetivo é disponibilizar serviços transversais de informação e aconselhamento às empresas na Europa.

O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FEUP.

Créditos Foto: www.iapmei.pt