Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Investigador do INESC TEC cria sistema que aumenta popularidade das notícias online

Uma equipa das Universidades do Porto e do Minho, entre os quais o investigador do INESC TEC e estudante do programa doutoral em Informática MAPi, Kelwin Fernandes, criou um sistema inteligente que permite aumentar 15% a probabilidade de uma notícia ser popular e ainda identificar a maioria (73%) das notícias que viriam a ser populares.

A solução sugere melhorias no desenho de notícias on-line antes da sua publicação, em atributos como o número de palavras do título, as palavras-chave (já usadas noutras notícias) e a aposta em determinados links.

O sistema inovador usa três módulos: recolha de dados, previsão de popularidade e otimização. No primeiro, agrega indicadores como número de palavras do título, palavras-chave, menções a notícias anteriores, partilhas dessas notícias, sentimento (positivo/negativo) por elas gerado e o uso de imagens ou vídeos. No módulo de previsão, os dados recolhidos são utilizados para treinar modelos de aprendizagem automática, criando um modelo que preveja a probabilidade de a notícia candidata ser popular. Por fim, usa-se o modelo de otimização para procurar sugestões de mudanças à notícia candidata, aumentando assim a popularidade estimada.

Paulo Cortez, Pedro Vinagre (do Centro Algoritmi da UMinho) e Kelwin Fernandes começaram a desenvolver esta solução no âmbito de um projeto de curso e aplicaram este sistema de apoio à decisão a quase 40 mil notícias publicadas desde 2013 no Mashable, o maior blogue mundial de notícias sobre novas tecnologias, que tem 24 milhões de seguidores e 7.5 milhões de partilhas por mês.

O trabalho, intitulado ‘A proactive intelligent decision support system for predicting the popularity of online news’ venceu o Best Paper Award da 17.ª Conferência Portuguesa em Inteligência Artificial, entre 81 artigos de autores de 18 países, e foi já publicada pela editora Springer.

O investigador INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem ligação ao INESC TEC.