Plataforma NEM Portugal discute economia digital no Porto
No âmbito da Plataforma NEM Portugal, o INESC TEC co-organizou o NEM e-Economy Day, que se realizou no dia 4 de dezembro na Fundação da Juventude, no Porto. O objetivo deste evento foi o de discutir a economia digital nos seus vários aspetos. A organização e promoção do evento esteve a cargo de Luís Agrellos (GEMA) e Cristina Machado Guimarães (INESC TEC).
Indústrias culturais e criativas na economia digital, empreendedorismo digital, distribuição de conteúdos, produção de conteúdos áudio e vídeo ou o ecossistema dos jogos em Portugal foram apenas alguns dos temas discutidos no evento, que contou, além do INESC TEC – representado no programa por Artur Pimenta Alves, António Coelho e Vânia Gonçalves – com instituições como a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas), Porto Digital, UPTEC, Câmara Municipal do Porto, FEUP, RTP, entre muitas outras instituições com atividades preponderantes nas áreas do empreendedorismo, produção de conteúdos e indústria dos jogos. Ao longo de todo o dia estiveram presentes no evento mais de cinquenta participantes.
A plataforma NEM Portugal foi promovida em 2014 pelo INESC TEC, por encomenda do cluster TICE.PT (Tecnologias da Informação Comunicação e Eletrónica) e com o apoio do cluster das indústrias criativas ADDICT. À semelhança da congénere europeia NEM (New European Media) posiciona-se como instrumento agregador das empresas do setor, razão que levou à organização deste evento.
O próximo evento NEM Portugal tem lugar já em fevereiro e abordará o tema dos ambientes imersos e realidade aumentada.
Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação ao INESC TEC e FEUP.