Projeto Senseiver termina com apresentação de resultados na Sérvia
Depois de quatro anos, o projeto Senseiver: Low-cost and energy-efficient LTCC sensor/IR-UWB transceiver solutions for sustainable healthy environment chega ao fim, em novembro de 2015. A equipa do INESC TEC que fez parte deste projeto era constituída por elementos dos Centros de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB). A conferência final deste projeto foi o último grande evento do Senseiver e decorreu na primeira semana de outubro, em Novi-Sad, na Sérvia, onde a equipa do INESC TEC apresentou os resultados obtidos ao longo do projeto.
O Senseiver insere-se na ação “Marie Curie Initial Training Network” no âmbito do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia. A ação teve como objetivo fundamental proporcionar um ambiente de investigação rico e diverso a um conjunto de jovens investigadores, dando-lhes oportunidade de desenvolver uma série de atividades de investigação nas áreas de sensores, bem como no desenho de sistemas eficientes de comunicação sem fios para aplicações de monitorização ambiental.
A equipa do INESC TEC, liderada por Vítor Grade Tavares, investigador do CTM, esteve mais diretamente envolvida no desenvolvimento de circuitos de rádio frequência (RF) para comunicações sem fios, no entanto foi também proposto o desenho de antenas de banda larga tendo como base substratos do tipo LTCC (low temperature co-fired ceramic).
O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FEUP.
Créditos Foto: http://www.senseiver.com/