Destaque
Investigadores do INESC TEC lideram descoberta que ajuda à identificação de subestruturas cerebrais com relevância neurocirúrgica
Uma equipa liderada por investigadores do INESC TEC desenvolveu métodos de neuro-computação que permitiram identificar subestruturas cerebrais com diferentes perfis de conectividade com a parte motora e não-motora do ser humano e que, por isso, podem ajudar as equipas médicas a melhorar os alvos dos procedimentos neurocirúrgicos de estimulação cerebral profunda para obter melhores resultados em doenças como a distonia ou a doença de Parkinson. Os resultados acabam de ser publicados numa das revistas mais prestigiadas do mundo na área da Neurociência, a NeuroImage.
Especial
Êxitos individuais distinguem INESC TEC em 2016
Ao longo de 2016, o BIP teve o privilégio de noticiar vários prémios e menções, que distinguiram individualmente muitos investigadores e respetivos trabalhos nas mais diversas áreas. São distinções como estas que elevam o nome do INESC TEC enquanto instituição de referência em Portugal, reforçando uma imagem de qualidade e competência.
Editorial
COMO UMA BOA IDEIA CORRE PERIGO NA IMPLEMENTAÇÃO
A ideia, batizada de “Laboratórios Colaborativos”, sugere-nos motivos de esperança. (...) Mas esta ideia, como outras tantas, pode ser exponenciada como ver-se atraiçoada pelos “diabos” das implementações.