Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA – Metal-Forming Solutions, SA, pela voz de Tiago Faro.

Fora de Série

"Fico embevecida por constatar que o trabalho que realizo não passa despercebido, o que me dá incentivo para continuar a vir trabalhar com um sorriso na cara e melhorar continuamente o meu desempenho." Joana Dumas (CRACS)

A Vós a Razão

"(...) as duas instituições que me acolhem (INESC TEC e Instituto Politécnico do Porto) comemoram 30 anos em simultâneo. Tem sido por isso um ano cheio de comemorações, reflexões, olhares para o passado e para o futuro." Paula Viana (CTM)

Asneira Livre

"Os humanos são muito bons a estereotipar, principalmente as profissões. Foi a visão do estereótipo da minha que decidi trazer-vos." José Ornelas (CSIG)

Galeria do Insólito

Recentemente, têm chegado à redação do BIP relatos que descrevem perigosos ataques de gaivotas no parque de estacionamento do INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC lidera projeto europeu para tornar dados na cloud invioláveis

chama-se safecloud e vai ser desenvolvido até 2018

Chama-se SafeCloud – Secure and Resilient Cloud Architecture – o projeto europeu liderado pelo INESC TEC, através do Laboratório de Software Confiável (HASLab), que tem como objetivo tornar os dados na cloud invioláveis, garantindo a segurança dos atuais serviços de infraestruturas de computação em nuvem, independentemente de quem seja o proprietário dos servidores e computadores onde a informação esteja guardada.

2   1

€3M vindos da Comissão Europeia para financiar o projeto

Em 2013 Edward Snowden, o assistente técnico da CIA, revelou os programas de vigilância dos EUA e afirmou que não queria viver num mundo onde tudo que fizesse ou dissesse fosse registado. Em 2014 despoletaram uma série de escândalos com fotografias de celebridades, como a atriz Jennifer Lawrence, que foram disponibilizadas indevidamente ao público depois de estarem armazenadas no iCloud.

É precisamente para combater a violação de dados encriptados em sites como a Google ou a Microsoft que a Comissão Europeia vai disponibilizar €3M para o desenvolvimento do SafeCloud.

“Existem ainda inúmeras falhas nas propostas dos fornecedores de computação em nuvem que não permitem garantir a completa privacidade, integridade e segurança dos dados na nuvem de milhões de cliente e é essa uma das questões que queremos colmatar”, explica Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e responsável pelo SafeCloud.

O principal objetivo do projeto é corrigir estas falhas e garantir que os utilizadores de serviços de computação em nuvem tenham certeza que o processamento e armazenamento dos seus dados é feito de forma completamente segura e privada.

“Esta segurança e privacidade diz não só respeito a ataques informáticos maliciosos realizados por hackers, mas também a casos em que os fornecedores de serviços de computação em nuvem tentem utilizar os dados armazenados pelos seus clientes indevidamente, por exemplo, para vender informação privada a outras entidades”, refere o responsável do projeto.

4   5

“Um dos maiores problemas das atuais soluções de computação em nuvem deve-se ao facto dos dados dos clientes serem processados e armazenados por uma entidade externa única, a qual não é controlável estando, muitas vezes, fora do controlo jurídico dos clientes”, mostra Rui Oliveira.

Esta é uma das características que faz do SafeCloud um projeto inovador, que pretende que a transmissão, processamento e armazenamento de dados seja distribuída por diversos fornecedores de serviços de computação em nuvem. Desta forma, é possível garantir que os dados de cada cliente se mantêm privados e seguros desde que todos os domínios administrativos onde os dados estão alojados não entrem em conluio.

Outra novidade será um mecanismo anticensura que torna impraticável que dados armazenados na nuvem possam ser modificados ou apagados sem que este ato seja notado publicamente. Desta forma será possível evitar que alguma entidade externa ou utilizador malicioso possa aceder a dados de clientes e censurar ou modificar a informação dos mesmos de forma silenciosa.

Aplicação disponível durante o 1º trimestre de 2016

No primeiro trimestre de 2016 será lançada uma aplicação para smartphones e tablets do SafeCloud direcionada a fotografias em várias plataformas e sistemas operativos. A app será gratuita para o utilizador final. Esta ferramenta pretende chamar a atenção para os objetivos do projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, Rui Oliveira, a aplicação assegura matematicamente a segurança dos ficheiros. O projeto pretende criar uma espécie de substituto da Dropbox ou do Google Drive, que ofereça garantia de segurança sem que o utilizador sinta a mudança.

5   6

A equipa

A desenvolver este projeto, que termina em agosto de 2018, está uma equipa composta por cerca de 30 investigadores pertencentes ao INESC TEC, INESC-ID e Maxdata Software, Portugal, a Université de Neuchatel, Suíça, Technische Universität München e Cloud & Heat GMBH, Alemanha, e Cybernetica AS, Estónia.

Por parte do INESC TEC a equipa é composta por Rui Oliveira, Manuel Barbosa, José Pereira, Miguel Matos, Ricardo Vilaça, João Paulo, Francisco Maia, Bernardo Portela e Ana Nunes.

Mais informações sobre o SafeCloud em: http://www.safecloud-project.eu/

Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação à U.Minho e INESC TEC.