Offside
Lado B

O que é que a Física e a agricultura têm em comum?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEP - Amkor, pela voz de Rui Pedro Silva.

Fora de Série

"Queremos que os nossos robots sigam o nosso exemplo e tirem partido da sua complementaridade para alcançarem objetivos ambiciosos.", Nuno Cruz (CRAS)

Pensar Sério

"Para sempre, terei no meu currículo que o meu primeiro trabalho foi nesta organização imponente e prestigiada e tal é uma grande honra!", Joana Costa (CESE)

Galeria do Insólito

O nosso estado zen foi dolorosamente estilhaçado há dias: um dos aspirantes a engenheiro encontrou numa casa de banho de Eletrotecnia um pacote suspeito.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de março entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto CORAL apresenta desafios do mar profundo em Portugal

No âmbito do projeto CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors, decorreu, no dia 16 de abril, na Fundação Engenheiro António de Almeida, o workshop “Scientific, technical and legal challenges of deep sea mining. A vision for Portugal”, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Com uma abordagem interdisciplinar que combina ciência, tecnologia e direito, o workshop teve como objetivo, em primeiro lugar, divulgar os resultados da investigação alcançados no âmbito do projeto, tendo em conta as perspetivas de mineração de profundidade na plataforma continental portuguesa e os impactos ambientais esperados.

O evento contou ainda com um debate aberto sobre o conhecimento científico e tecnológico e a exploração de minerais sólidos em águas profundas, com especial atenção para os impactos ambientais e medidas associadas de prevenção, monitoramento, mitigação e compensação, e que contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais. 

O projeto CORAL junta o INESC TEC e o CIIMAR na exploração do mar profundo e cujo lema é “Conhecer para intervir”. Tem como objetivo investigar e desenvolver soluções tecnológicas para exploração ambientalmente sustentável de recursos no mar profundo. Além disso, serão desenvolvidos sensores para atividades marinhas.

O CORAL tem uma linha estratégica de investigação com duas vertentes: BlueTools - ferramentas e tecnologia para a gestão da exploração de recursos em mar profundo, onde são desenvolvidas tecnologias robóticas como manipulação ou sistemas de navegação, controlo e perceção; BlueSensors - tecnologias fotónicas para monitorização e exploração oceânica, focando-se no desenvolvimento de sensores inovadores para monitorização marinha.

O projeto, coordenado pelos investigadores Filipe Castro e Miguel Santos (CIIMAR) e Eduardo Silva e Pedro Jorge (INESC TEC), é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.