Antigo investigador do INESC TEC é distinguido com o prémio SEMIKRON Young Engineer Award 2018
O antigo investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC e atual Head of R&D na startup AddVolt, Diogo Varajão, foi distinguido, no passado dia 22 de março, em Estugarda, com o prémio SEMIKRON Young Engineer Award 2018. Na origem da distinção esteve a tecnologia ‘ACDC CUBE’ desenvolvida durante o seu trabalho de doutoramento realizado no INESC TEC e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O prémio foi atribuído pela SEMIKRON, empresa líder no fornecimento de módulos de potência para conversores eletrónicos, que atua nos mercados da energia eólica, solar e mobilidade elétrica. Este prémio é atribuído em parceria com o ECPE - European Center for Power Electronics, que reúne as empresas líderes na indústria da eletrónica de potência, entre elas SIEMENS, BOSCH, ABB, GE, ALSTOM, Danfoss, SMA, Infineon, PHILIPS, BMW, DAIMLER, VW, Continental, AIRBUS, entre outras.
A tese de doutoramento, que foi orientada por Rui Esteves Araújo (CPES) e coorientada por João Abel Peças Lopes (Conselho de Administração do INESC TEC), consistiu em aumentar a densidade de potência de um conversor AC-DC bidirecional e isolado para sistemas de armazenamento de energia em baterias. Após mais de um ano de investigação científica, foi proposta uma nova modulação para um conversor eletrónico de potência baseado em conversores matriciais. Em agosto de 2014, o INESC TEC decidiu proteger a propriedade intelectual associada a esta tecnologia com a submissão de um pedido provisório de patente através do seu Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL). Posteriormente, foi efetuado um pedido de patente internacional que se encontra atualmente nas fases nacionais de concessão.
No sentido de validar experimentalmente esta invenção, foi construído e testado a nível laboratorial um protótipo com um nível TRL 4. Esta criação contou com a utilização de tecnologias de ponta, nomeadamente transístores MOSFET de Silicon Carbide para aumentar a eficiência de conversão de energia, e uma FPGA para implementação da modulação para o conversor matricial. Os resultados experimentais vieram demonstrar as vantagens da tecnologia ‘ACDC CUBE’ e foram publicados na principal revista científica da área, a IEEE Transactions on Industrial Electronics.
Este prémio vem reconhecer a experiência na área da eletrónica de potência de Diogo Varajão, da equipa de supervisão e da equipa do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, que tem sido desenvolvido investigação de relevo e com reconhecimento internacional neste domínio.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.