INESC TEC assina acordos com instituições na Índia
Vladimiro Miranda, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, visitou várias instituições na Índia e assinou Memorandos de Entendimento (MoU) que oficializam esta cooperação estratégica que o Instituto está a desenvolver.
Em Goa, foi assinado um MoU com o NIT Goa (National Institute of Technology Goa), prevendo cooperação em projetos, bem como acolhimento de estudantes de graduação e pós-graduação e ainda pós-docs pelo INESC TEC. Foram também realizadas reuniões no NIO (National Institute of Oceanography) e TERI Goa (The Energy and Resources Institute), visando cooperação em projetos com ênfase em soluções de sensores e comunicações e parceria tecnológica com o NIT Goa, sem prejuízo de aprofundamento da relação em outras áreas da competência do INESC TEC.
Em Chennai, Vladimiro Miranda foi recebido no NIOT (National Institute of Oceanic Technologies), onde se abriram excelentes perspetivas de colaboração dadas as complementaridades tecnológicas identificadas. Foi também recebido, em dois dias, no IIT Madras, a instituição de engenharia classificada em 1º lugar como a melhor escola de engenharia da Índia pelo NIRF (National Institutional Ranking Framework) do Governo da Índia.
As reuniões permitiram dar início a um processo de preparação de um MoU entre o INESC TEC e o IIT Madras, tocando o tema do intercâmbio de alunos e docentes, devendo ser envolvida no processo a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Depois, foi debatida a cooperação em três áreas foco: energia, robótica e incubação de empresas, tendo-se dado início ao processo de preparação de acordos específicos.
Finalmente, no norte da Índia, Estado do Gujarat, Vladimiro Miranda assinou um MoU com a Charotor University of Science and Technology, uma das melhores universidades privadas do Estado, havendo uma incidência em colaboração cientifica e uma forte perspetiva de envio de estudantes de pós-graduação para o Porto.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.