FotoInMotion pretende criar histórias multimédia imersivas
Desenvolver uma solução inovadora para a re-utilização de conteúdo audiovisual, em particular fotografia e vídeo, é o objetivo do novo projeto europeu promovido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, designado FotoInMotion. Ao permitir a criadores de conteúdo construírem, de uma forma simples, histórias multimédia, esta ideia pretende desenvolver ferramentas automáticas para identificação de contexto, para reconhecimento de objetos e de pessoas com informação visual, e para criação de descrições semânticas, quer de uma fotografia original, quer de conteúdos visuais disponíveis online.
Inserido no âmbito dos media digitais e indústrias criativas, este projeto inclui três grandes áreas de aplicação: foto jornalismo, moda e eventos, que estão representadas no consórcio por parceiros, nomeadamente WorldCrunch (França), Noor Foundation (Holanda), Marni Group SRL (Itália) e Mittetulundusuhing Pimedate Oode Filmifestival (Estónia).
A reunião de kickoff do projeto decorreu em Bruxelas, nos dias 22 e 23 janeiro, onde estiveram presentes representantes de todos os parceiros e o Project Officer da Comissão Europeia responsável pelo acompanhamento do projeto. Este encontro permitiu consolidar os requisitos de cada um dos pilotos e refinar as respetivas necessidades tecnológicas. O INESC TEC foi representado por Teresa Andrade e Pedro Carvalho, colaboradores do CTM, que, em conjunto com Paula Viana, também do CTM, compõem a equipa principal do projeto.
Além do INESC TEC, os parceiros tecnológicos são Intrasoft (Bélgica), ATC (Grécia) e QDEPQ Systems (Holanda).
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e ao P.Porto-ISEP.