A Vós a Razão
OBJECTIVO: parcerias ESTRATégicas com a indústria
Por Augustin Olivier *
O INESC Porto tem recentemente levado a cabo um novo plano de aproximação integrado da Instituição à Indústria através da criação e gestão de relações estratégicas e alianças com terceiros em áreas de mercado específicas. O estabelecimento destas alianças tem procurado explorar o conhecimento, as experiências, tecnologias e propriedade intelectual dos parceiros envolvidos nos diversos projectos da Instituição, rentabilizando-as no mercado através do desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.
O empenho da Instituição no âmbito do novo plano compreende a identificação dos parceiros estratégicos, o conhecimento do mercado e dos esforços de investigação realizados a nível mundial em cada área, e o estabelecimento de parcerias alicerçadas em projectos inovadores.
No quadro desta estratégia, o colaborador Carlos Pinho integrou oficialmente, a partir de 1 de Novembro de 2009, este grupo de trabalho participando na identificação de oportunidades de parcerias estratégicas e na concretização de projectos ou contratos de prestação de serviços. A atribuição destas novas funções resulta das qualidades demonstradas no trabalho concretizado em projectos inter-unidades tais como o Mobiles (já aprovado), EFEN, ADERE, Robot Vigilante, entre outros.
*Coordenador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e assessor da Direcção do INESC Porto