INESC Porto organiza competição pioneira no mundo
O INESC Porto está a organizar a competição “Fingerprint Singular Points Detection Competition”, inserida na conferência ICIAR 2010 – “International Conference on Image Analysis and Recognition”, que decorrerá de 21 a 23 de Junho de 2010, no Hotel Vermar, na Póvoa de Varzim.
Esta competição, pioneira a nível mundial, tem como objectivo a detecção de pontos característicos (“cores” e deltas) em imagens de impressões digitais. Estes pontos são muito importantes em sistemas de reconhecimento biométrico baseados na análise de impressões digitais, uma vez que permitem definir a tipologia da impressão digital e constituem também uma base dos processos de reconhecimento automático.
É a primeira vez que se realiza uma competição sobre este tema a nível mundial e espera-se que dela surjam importantes contributos na área da biometria, assim como nas áreas de processamento e análise de imagem, reconhecimento de padrões e aprendizagem automática.
As datas da competição estão disponíveis e os participantes podem desde já começar a trabalhar. No site existe uma base de dados que pode ser usada para treino e desenvolvimento de algoritmos.
A “Fingerprint Singular Points Detection Competition” está a ser organizada por três investigadores do INESC Porto: Jaime Cardoso e Hélder Oliveira da área de Telecomunicações e Multimédia, e Filipe Magalhães da área de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos. O comité de revisão conta ainda com a participação de um outro investigador do INESC Porto, Miguel Velhote.
A conferência ICIAR 2010 tem o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Pattern Analysis and Machine Intelligence (PAMI) e do INEB - Instituto de Engenharia Biomédica.