UOSE presente em várias reuniões de Acções COST e conferências internacionais
A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) tem vindo a participar em várias reuniões de Acções COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia) e em conferências internacionais no sentido de mostrar a investigação levada a cabo na Unidade e potenciar novas parcerias. A COST constitui um quadro intergovernamental para a cooperação europeia em ciência e tecnologia que contribui para a redução da fragmentação nos investimentos para usados na investigação a nível europeu, promovendo a sua divulgação em todo o mundo.
Uma das primeiras reuniões que contou com a participação da UOSE teve lugar nos dias 3 e 4 de Setembro em Lausanne, na Suíça. A UOSE esteve representada pelo investigador Pedro Jorge, membro do Management Committee da Acção COST MP0803: Plasmonic components & devices. Nesse encontro foi possível realizar contactos na comunidade ligada à área da Plasmónica com vista ao estabelecimento de parcerias futuras. De momento, a Acção está a inventariar as competências dos parceiros para projectos FP7.
Já na segunda semana de Setembro teve lugar a reunião do COST 299: Optical Fibres for New Challenges Facing the Information Society, em Wroclaw, na Polónia, onde o INESC Porto participou com uma apresentação oral sobre novos interferómetros baseados em fibras de cristais fotónicos e outra sobre uma nova proposta de Acção COST submetida em Outubro na área das "Green Fibers". Nesta reunião, o INESC Porto esteve representado pelos investigadores José Luís Santos, Orlando Frazão e José Manuel Baptista.
Nos dias 16 e 17 de Setembro, realizou-se em Limassol, no Chipre, a primeira reunião técnica e do Management Committee da Acção COST IC0806: IntelliCIS – Intelligent Monitoring, Control and Security of Critical Infrastructure Systems, onde esteve presente o investigador Ireneu Dias. Nesta reunião foi perspectivada a actividade da Acção em termos de Missões a Curto Prazo e Escolas de Formação.
Na 20th Optical Fiber Sensors Conference, que decorreu entre 5 e 9 de Outubro em Edimburgo, na Escócia, a UOSE teve dez artigos em formato poster e participou com uma apresentação oral. No final da conferência foi apresentado o European Workshop on Optical Fibres (EWOFS), que conta com a organização da UOSE/INESC Porto e que terá lugar entres os dias 8 e 10 de Setembro de 2010.
Por fim, decorreu em Belém, no Brasil, entre 3 e 6 de Novembro, a SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference, promovida pela Sociedade Brasileira de Microondas e Optoelectrónica. José Luís Santos participou com uma apresentação convidada intitulada “Optical Fibre Sensing Networks”, tendo ainda desempenhado a função de Chair, juntamente com Ireneu Dias, nas sessões da conferência. A presença de todos os parceiros de um projecto de colaboração denominado “AMBISENSE - Monitorização remota de parâmetros ambientais através de sensores de fibra óptica” permitiu ainda realizar a primeira reunião do projecto e programar as actividades do primeiro ano.