INESC Porto participa no Innovation Lounge – Congresso das Comunicações ‘09
O INESC Porto participou no Innovation Lounge, uma iniciativa que decorreu em paralelo com o Congresso das Comunicações ’09, nos dias 18 e 19 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL). Organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), este evento teve como objectivo abordar as Redes de Nova Geração (RNG).
O Innovation Lounge constituiu uma das novidades desta 19ª edição do Congresso das Comunicações, um novo espaço para a apresentação de projectos e/ou produtos onde se privilegia a inovação e o networking organizado, adaptado ao estilo de negócio praticado pelas empresas da área das Novas Tecnologias. Este constituiu um espaço de experimentação e ponto de encontro entre empresas e clientes/parceiros em torno de “spots “ empresariais. Destaque para os “palcos” de inovação, onde as soluções mais inovadoras do mercado estiveram em grande destaque.
O INESC Porto esteve representado por Mário Jorge leitão, director do INESC Porto, Augustin Olivier, coordenador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e assessor da Direcção do INESC Porto (DIP), e Carlos Pinho, investigador da UTM. Neste evento, Carlos Pinho apresentou um artigo sobre a importância das RNG e o seu papel na criação de grandes oportunidades de desenvolvimento para a indústria portuguesa de redes e serviços das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE).
Segundo este artigo, as RNG em Portugal têm capacidade de potenciar o desenvolvimento de serviços inovadores com influência nos actuais paradigmas e estilos de vida, causando ainda um impacto económico que, em última análise, poderá determinar uma mudança estrutural de economia, mais centrada nos serviços e com capacidade de actuação em mercados internacionais. Para isso, o INESC Porto tem promovido projectos de cooperação com empresas e serviços do futuro nas mais diversas áreas, tais como a robótica, eficiência energética ou saúde, privilegiando uma actuação em rede com a indústria e representantes do mercado.