USE conclui estudo sobre impacto do crescimento de renováveis para Comissão Europeia
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) entregou recentemente a versão final do relatório do projecto "Study on the impact of large renewable deployment on European Electricity Higher Voltage Systems", contratado pelo Institute for Energy do Joint Research Center (JRC-IE) da Comissão Europeia.
Liderado pelo INESC Porto, o projecto, que contou ainda com a colaboração da Universidade de Cagliari (Itália), avaliou o impacto a longo prazo (2020, 2030) de um elevado crescimento de energias renováveis nas redes europeias, com base em casos de estudo em Portugal e na Sardenha, analisados, quer em regime estacionário, quer em relação à fiabilidade do fornecimento de energia.
A coordenação do projecto esteve a cargo de Manuel Matos, com a colaboração de João Peças Lopes, Ricardo Ferreira e Mauro Rosa. Para além da Universidade de Cagliari, parceira da candidatura, o INESC Porto contou ainda com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Armando Leite da Silva) para os estudos de fiabilidade. Os estudos para Portugal contaram com a colaboração da REN, operador do sistema português, que forneceu informação e dados de planeamento sobre o sistema produtor e o sistema de transporte, indispensáveis para a realização dos estudos.