INESC Porto participa na Semana da Ciência e Tecnologia'09
O INESC Porto vai participar na Semana da Ciência e Tecnologia'09, uma iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da qual o INESC Porto é associado. De 21 a 27 de Novembro, a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País.
Por parte do INESC Porto, a Semana da Ciência e Tecnologia'09 contará com duas actividades:
“PARA QUE SERVEM AS FIBRAS ÓPTICAS?”
A primeira actividade, “Para que servem as fibras ópticas?”, no dia 25 de Novembro, no Laboratório do INESC Porto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), dá a oportunidade ao público de saber o que são as fibras ópticas, quais as suas aplicações práticas e de ver ao vivo esta tecnologia, e dá ainda a possibilidade de aprender técnicas de micro e nanofabricação.
“SENHOR ENGENHEIRO DARWIN"
Na segunda iniciativa, o debate “Senhor Engenheiro Darwin”, a decorrer no auditório do INESC Porto, no dia 26 de Novembro, o INESC Porto propõe revisitar Darwin pelos olhos da Engenharia.
Vladimiro Miranda, director do INESC Porto e Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Pedro Oliveira, Professor da Universidade do Minho, representam a visão dos “engenheiros”, enquanto Sara Silva, investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) aborda o contributo sociológico dos ensinamentos de Darwin. Uma vez que o objectivo desta iniciativa do INESC Porto é promover a troca de ideias, o debate conta ainda com um feroz crítico de Darwin: António Amorim. O Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), investigador e vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) publicou em 2002 “A Espécie das Origens - Genomas, linhagens e recombinações”, onde critica a ‘explicação’ darwinista da evolução.”
Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm? São algumas perguntas para as quais se pretende obter resposta na Semana da Ciência, uma semana de colóquios, exposições, cafés de ciência e actividades em laboratórios.