Nove anos, 100 edições e uma volta ao mundo
Para assinalar o 9º aniversário do BIP e a chegada à centésima edição, a equipa do BIP fez um estudo e preparou novas iniciativas para as comemorações. Este ano, além do Magusto e de uma nova edição do “Lanche Multicultural”, o BIP lança desafios inéditos aos seus leitores: um “Caça ao Tesouro” para descobrir quem é o leitor mais atento, e o concurso “Biptoon: faça você mesmo!” para os mais criativos. Do estudo, descobrimos que com apenas nove anos de idade, o BIP tem visualizações de todos os cantos do planeta!
Festa do BIP a dobrar
O BIP faz nove anos em Novembro e é já no próximo mês que celebramos a edição número 100! Assim, este ano a festa é a dobrar e exige novas iniciativas, a par das já habituais e bem sucedidas.
O 9º aniversário do BIP fica marcado pela comemoração do Magusto, no dia 24 de Novembro, na qual serão entregues os prémios aos vencedores do “Concurso de Fotografia ‘09”. Este ano há duas novidades: um “Caça ao Tesouro” dentro do próprio BIP, cujo vencedor será anunciado na edição número 100, em Dezembro, e o concurso “Biptoon: faça você mesmo!”. O objectivo deste concurso é encontrar o leitor mais criativo. Os interessados devem enviar a sua ideia para um Biptoon e o detentor da mais original verá a mesma publicada na centésima edição do BIP com a devida identificação do artista.
E porque o BIP é um órgão cada vez mais internacional, por que não trazer outros países ao auditório do INESC Porto? À semelhança do que aconteceu em 2007, e para comemorar os 100 números do BIP, vai organizar-se a segunda edição do “Lanche Multicultural”, em Dezembro. O objectivo, a par de promover o convívio e a coesão internos, é dar a conhecer ao INESC Porto os sabores e um pouco da cultura dos países de origem dos colaboradores estrangeiros. Nesse dia, serão entregues o prémio ao vencedor do “Caça ao Tesouro” e os prémios a todos os Fora de Série do ano.
O BIP é visto em cinco continentes
Quisemos saber quem lia o BIP e, através do Google Analytics, descobrimos que, surpreendentemente, os nossos leitores estão nos quatro cantos do mundo. Só no último mês o BIP registou quase 10 mil visualizações e quase 2500 visitas, provenientes de países de cinco continentes! Dos Estados Unidos à Austrália, passando pela Índia, Japão, Angola e Irão, o BIP é visto um pouco por todo o mundo e estes são só alguns exemplos dos 43 países onde estão os nossos leitores. As duas secções mais lidas são “A Galeria do Insólito” e o “Biptoon”.
Um balanço positivo!
A equipa do BIP congratula-se com a evolução que tem tido ao longo destes nove anos, parecendo-nos certo que o Boletim cumpre a sua função informativa, mas não deixa de primar pela irreverência e humor, que o distinguem de outras publicações.
O BIP foi evoluindo ao longo do tempo e tem ganho cada vez mais visibilidade externa. Foram nove anos de notícias, destaques, artigos de opinião, insólitos, Biptoon, galerias de fotos, mostras de arte e talento, concursos... Enfim, a lista é quase infindável!
Mas o mais importante de tudo são os nossos leitores. A eles agradecemos por nos terem acompanhado desde o arranque deste projecto e por continuarem a ler-nos, participando activamente nas edições mensais com ideias, artigos e notícias!
Em discurso directo
Reconhecendo então que o BIP não faria sentido sem os nossos leitores e, porque queremos melhorar e progredir cada vez mais, fizemos um inquérito para auscultar as opiniões e conhecer as sugestões que podem enriquecer este nosso valioso instrumento de comunicação no INESC Porto LA.
COLABORADORES
1. Lê o BIP?
2. Que secções mais aprecia no BIP?
3. Comentários e sugestões de melhoramento.
Mark Macedo (UESP)
|
|
Ana Paula Silva (USIC)
|
|
Maria Graça Barbosa (DIL)
|
|
Ireneu Dias (UOSE)
|
|
José Lino Oliveira (USIC)
|
|
José Soeiro Ferreira (UESP)
|
|
Filipe Magalhães (UOSE)
|
|
José Silva Matos (UTM)
|
|
Manuel Matos (USE)
|
|
Daniel Félix Delgado (UITT)
|
|
Rodolfo Matos (LIAAD)
|
|
António Paulo Moreira (Grupo de Robótica) 1. Sim. 2. Noticias, Ecografia e Novos colaboradores. 3. Não se exagerar no número de notícias. |
|
João Pedro Pedroso (UESP) 1. Raramente... 2. De uma forma geral, acho que está bem conseguido. 3. A principal sugestão é que enviem o anúncio de cada edição em texto. Alguns leitores de e-mail (incluindo o que eu utilizo) não formatam as mensagens em html, sendo essa a razão pela qual eu raramente o leio. |
CLIENTES/PARCEIROS
1. O que é que acha do Boletim INESC Porto (BIP)?
Pedro Ferreira (MOG Solutions)
|
Se tiver alguma sugestão para melhorar o BIP, não hesite em enviá-la para boletim-bip@inescporto.pt.