INESC TEC desenvolve plataforma que avalia segurança do sistema elétrico da energia
projeto europeu itesla chega ao fim
No âmbito do projeto europeu iTesla (Innovative Tools for Electrical System Security within Large Areas), que chega agora ao fim, o INESC TEC desenvolveu uma plataforma flexível, modular e interoperável que permite a avaliação da segurança dinâmica do sistema elétrico de energia em tempo real para várias contingências e tipos de problemas de segurança, considerando a incerteza associada à crescente integração da potência renovável. O projeto, que se iniciou em janeiro de 2012, teve um orçamento total de €19,4M, €13,2M financiados pela União Europeia.
Plataforma desenvolvida está disponível online
A plataforma desenvolvida, cujo código se encontra disponível online sob a licença MPL 2.0 (https://github.com/itesla/ipst), vai permitir apoiar o processo de tomada de decisão do operador do sistema, desde dois dias antes até ao tempo real, através da análise e sugestão de ações preventivas e corretivas necessárias para manter o sistema no estado de operação seguro.
A plataforma iTesla foi desenvolvida com o objetivo de integrar os processos de operação de sistemas de diferentes portes, desde sistemas de dimensão nacional a sistemas que garantam o abastecimento de energia elétrica a regiões de dimensão continental.
Projeto desenvolveu mais ferramentas para além da plataforma
Para além da plataforma, o projeto iTesla desenvolveu uma livraria open-source, designada iTesla Power Systems Library (iPSL – https://github.com/itesla/ipsl), que utiliza a linguagem de modelização Modelica para caraterizar os modelos dos componentes utilizados para simulação dinâmica dos sistemas elétricos de energia.
Foram também desenvolvidas outras ferramentas, como a RaPld (https://github.com/SmarTS-Lab/iTesla_RaPId), para calibração dos parâmetros dos modelos, de acordo com o comportamento real dos componentes.
O projeto iTesla contou ainda com atividades de investigação e desenvolvimento que tinham como objetivo estabelecer planos de defesa contra apagões na rede.
INESC TEC teve participação decisiva no projeto europeu
O INESC TEC teve uma participação decisiva no sucesso do projeto iTesla. Para além de ter sido responsável pelo desenvolvimento e integração de módulos da plataforma, nomeadamente o módulo Fuzzy Power Flow, ocupou-se também da definição da metodologia de integração e validação funcional de todos os módulos desenvolvidos pelos vários parceiros.
Paralelamente, o INESC TEC supervisionou e efetuou testes de integração e apoiou os operadores de rede na execução de casos de estudo de validação através da análise técnica dos resultados obtidos.
O INESC TEC avaliou ainda o benefício da inclusão de fontes de energia renovável, nomeadamente grandes parques eólicos, no processo de reposição de serviço tendo como objetivo a redução do tempo em que os consumidores não dispõem de energia elétrica.
Os investigadores João Abel Peças Lopes, Luís Seca, André Madureira, Helena Vasconcelos, Leonel Carvalho e José Meirinhos fizeram parte da equipa do INESC TEC que esteve envolvida no desenvolvimento do projeto.
20 parceiros participaram no iTesla
O projeto iTesla, coordenado pelo operador da rede de transporte francesa RTE, contou com a participação de mais cinco operadores de rede de transporte – ELIA – Bélgica, IPTO – Grécia, STATNETT – Noruega, REN – Portugal e National Grid – Reino Unido, a entidade europeia para a coordenação de operadores de rede (CORESO), um conjunto de 12 universidades e institutos de investigação e desenvolvimento e uma empresa dedicada a serviços de consultoria nas área de gestão e inovação.
O iTesla foi cofinanciado pelo 7º Programa-Quadro da União Europeia.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP- FEUP.
Créditos foto nº6: website iTesla