Tecnologia robótica INESC TEC em destaque na SupplyChain Meeting
Nos dias 12 e 13 de abril o INESC TEC participou com um expositor no SupplyChain Meeting, um evento que envolve os principais atores do setor da logística e que decorreu em Vila Franca de Xira.
No certame, o INESC TEC esteve representado pelo Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), que demonstrou o robô desenvolvido no âmbito do projeto STAMINA (Sustainable and Reliable Robotics for Part Handling in Manufacturing Automation), onde o objetivo é criar uma frota de robôs manipuladores móveis com diferentes sensores e capacidades que cumpram duas tarefas essenciais: montagem de kits a partir de componentes recolhidos em ambiente não estruturado (bin-picking).
No evento, o INESC TEC demonstrou a interface web “Logistic Planner” utilizada para criar um modelo do espaço onde o robô se encontra, utilizando informação semântica e geométrica. Na demonstração, disponível aqui, o robô tinha como missão transportar caixas para diferentes níveis em prateleiras. Além da demonstração, Germano Veiga, responsável do STAMINA no INESC TEC, participou ainda no evento como orador, com a apresentação “Robótica Flexível para a indústria automóvel – O projeto STAMINA”.
Além de Germano Veiga, a equipa do CRIIS envolvida no projeto STAMINA é constituída por António Paulo Moreira (Coordenador), Manuel Silva, José Lima, Pedro Costa, Héber Sobreira e Joana Rafael e está responsável pela coordenação de múltiplos robôs para a frota de robôs do STAMINA. Além disso, os investigadores do CRIIS têm a seu cargo a componente de transferência de conhecimento, disseminação de informação entre os parceiros, bem como promoção dos resultados e visibilidade do projeto.
O consórcio do STAMINA inclui, além do INESC TEC, a Aalborg University (Dinamarca), a Peugeot Citroën Automobiles S.A. (França), a BA Systèmes SAS (França), a Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha) e a University of Edinburgh (Reino Unido). Financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia, o projeto tem data de conclusão prevista para março de 2017.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP e INESC TEC.
Créditos foto: Website projeto STAMINA