Projeto dedicado ao combate à depressão termina com conferência
O projeto Stop Depression (Stepped care treatments and digital solutions for depression and suicide prevention in primary care), do qual faz parte uma extensa equipa do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, termina este mês. O projeto encerrará com a “II Conferência Cuidar + da Depressão: Experiências e Práticas Inovadoras nos Cuidados de Saúde Primários” que decorrerá no dia 2 de junho, no Auditório do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).
Na segunda edição da “Conferência Cuidar + da Depressão”, será apresentado o modelo de intervenção na depressão implementado pelo projeto Stop Depression nos cuidados de saúde primários em Portugal, nomeadamente no Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental (ACeS Porto Ocidental), bem como as experiências dos profissionais de saúde no mesmo. As formas de avaliação, tratamento e respetivas plataformas informáticas já estão a ser utlizadas no ACeS Porto Ocidental desde março de 2016.
Apesar do encerramento do projeto, dentro de alguns meses serão apresentados ainda mais resultados da utilização do sistema criado. Este projeto propôs novas formas de gestão e intervenção no combate à depressão e prevenção do suicídio, com a implementação de um modelo de stepped-care, apoiado por ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, entre outras iniciativas de sensibilização da opinião pública para a depressão. As plataformas criadas têm duas vertentes: uma para o prestador de cuidados de saúde (médico, enfermeiro ou psicólogo), e outra com atividades terapêuticas para o paciente.
Até outubro de 2016, a campanha pública “Cuidar mais. Vamos vencer a depressão” do Stop Depression continuará a decorrer com o propósito de melhorar a vida de, pelo menos, meio milhar de portuenses. Este projeto assenta, assim, em três pontos essenciais: detetar mais precocemente novas situações de depressão ou de risco de suicídio; tratar as situações consoante a sua gravidade; e finalmente, apoiar os tratamentos com tecnologias de informação, tais como a Internet e smartphones.
Os investigadores do INESC TEC envolvidos no projeto são Alexandre Costa, António Gaspar, Artur Rocha, Fernando Marques, José Correia, José Ornelas, Marco Oliveira e Ricardo Henriques.
O Stop Depression foi liderado pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e teve como parceiros, para além do INESC TEC, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), a SKA e a Arkimedes (Noruega). Este projeto foi financiado pelo Mecanismo EEA Grants, no âmbito das Iniciativas em Saúde Pública, cujo Operador de Programa é a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS).
A participação na conferência é gratuita mas exige inscrição. Para obter mais informação, clique aqui.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.