Fora de Série
A Série dos fora de série
Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios editoriais, é desenvolvida uma entrevista a um (ou vários) nomeados.
ESTE MÊS FALAMOS COM FILIPE BORGES TEIXEIRA (CTM) e MANUEL SILVA (SGI)
Filipe Borges Teixeira, CENTRO DE TELECOMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA (CTM)
1. O Filipe organizou em maio o “Wireless Battle of the Mesh”, que reuniu participantes de todo o mundo a desenvolver soluções para redes emalhadas sem fios. Como é que foi a experiência?
Organizar eventos para mais de 100 pessoas é um enorme desafio. Se ao elevado número de participantes juntarmos o facto de a grande maioria serem estrangeiros, de o evento durar uma semana inteira e de a participação ser gratuita, a tarefa fica ainda mais complexa não só em termos logísticos, mas também financeiros.
No entanto, após cerca de meio ano de preparação posso concluir que foi uma excelente experiência: a maioria dos participantes desta nona edição do Wireless Battle of the Mesh, a primeira em Portugal, consideraram esta a melhor edição de sempre. Conseguimos juntar no mesmo evento os developers e os end-users de soluções de redes sem fios emalhadas, com o objetivo de testar e melhorar as redes emalhadas. A partilha de conhecimento foi ainda um ponto chave, todos os dias tivemos uma agenda completa de palestras sobre redes sem fios. Foi também com surpresa que os participantes se aperceberam da beleza e dinâmica da cidade do Porto, bem como das boas instalações da Universidade do Porto e as áreas de investigação do INESC TEC.
Claro que o sucesso do evento não se deve a uma só pessoa: a ajuda do Carlos Leocádio, Filipe Ribeiro, Luís Pessoa, Mário Lopes, Pedro Salazar, Rui Campos e Tiago Costa, especialmente durante a semana do evento, foram cruciais para que tudo corresse conforme planeado. Não queria deixar também de agradecer à Coordenação do CTM, na pessoa do Prof. Manuel Ricardo, pela responsabilidade depositada e por ter aceitado o desafio de trazer para Portugal o Wireless Battle of the Mesh.
2. No projeto Bluecom+ o desafio é arranjar opções para comunicar em alto mar. Em que é que o Filipe tem trabalhado neste sentido?
O projeto BLUECOM+ vem alterar radicalmente o paradigma das comunicações marítimas ao proporcionar uma ligação de banda larga de baixo custo a zonas remotas do oceano (cerca de 100 km da costa). A solução de comunicações baseia-se na utilização de balões de hélio instalados em alto mar, que comunicam entre si, proporcionam acesso à Internet aos clientes nas suas proximidades.
No BLUECOM+ estou responsável pela implementação e teste da solução de comunicações que será instalada em nos Helikites (junção de balão com papagaio), o que apresenta vários desafios devido à longa distância, à instabilidade do ambiente marítimo e à instalação e manuseamento deste tipo de equipamentos. Trata-se de um projeto ambicioso, mas que tem um impacto económico e social muito relevante ao permitir estender o acesso à Internet não só a embarcações de carga e de recreio longe da costa, como também a veículos autónomos que operam debaixo de água.
3. Terminaremos este breve questionário, pedindo que comente a sua nomeação, feita pela coordenação do CTM. "A coordenação do CTM propõe para ‘Fora de Série’ o investigador Filipe Borges Teixeira pela exemplar organização do evento ‘The Wireless Battle of the Mesh’ no Porto, que muito contribuiu para a projeção internacional do INESC TEC e da Universidade do Porto, bem como pelo seu extraordinário envolvimento em projetos de interesse para o CTM e pela sua prestação, em abril de 2016, no projeto EEA Grants BLUECOM+ (Connecting Humans and Systems at Remote Ocean Areas using Cost-effective Broadband Communications), no qual tem liderado com grande sucesso as atividades de desenvolvimento e teste de uma solução de acesso à Internet de banda larga para zonas remotas do oceano em alternativa ao Satélite."
É com enorme orgulho e satisfação que recebo esta nomeação para “Fora de Série” do INESC TEC. Queria, por isso, deixar um agradecimento à coordenação do CTM por este reconhecimento. Nestes últimos seis anos, mais do que um laboratório de investigação, o INESC TEC tem sido um laboratório de aprendizagem e de desenvolvimento técnico e pessoal, no qual tive o privilégio de participar em projetos verdadeiramente inovadores e desafiantes, desde redes mesh e redes cooperativas às redes marítimas e subaquáticas.
Manuel Silva, SERVIÇO DE GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS (SGI)
1. O Manuel está no INESC TEC apenas desde fevereiro. Como é que veio para o INESC TEC e qual foi a primeira impressão?
O projeto INESC TEC foi-me apresentado pelo Sr. Jorge Couto e achei um projeto com muito trabalho pela frente. No primeiro mês de trabalho, a minha impressão foi uma aventura sem a meta à vista. No segundo mês, foi uma batalha para vencer e a partir desta batalha é preciso ganhar a guerra.
2. O Manuel é uma pessoa multifacetada. Como é que é o seu dia a dia?
O meu dia de trabalho começa no dia anterior, com a análise, pelo caminho para casa, do dia e por tudo que ficou por realizar. No dia seguinte ao regressar ao local de trabalho, a minha pré-análise do dia e de tudo que poderei realizar para tornar mais simples a vida de todos.
3. Terminaremos este breve questionário, pedindo que comente a sua nomeação, feita pelo responsável de serviço, Jorge Couto. “Admitido para o SGI desde fevereiro, cedo conquistou a simpatia dos colaboradores do INESC TEC, pela sua eficiência e rapidez na execução das mais variadas solicitações. A todos responde com simpatia e educação não deixando nenhum pedido ou trabalho sem uma resposta pronta e rápida. Sempre disposto a trabalhar e a encontrar soluções para qualquer solicitação que lhe seja colocada, é o exemplo de um trabalhador que motiva os demais no cumprimento das suas obrigações. Tenho a certeza absoluta que estará sempre à altura dos desafios que lhe sejam propostos e evidenciará a sua abnegação pelo INESC TEC, satisfazendo em absoluto, todos os pressupostos que levaram à sua contratação.”
A nomeação pelo meu chefe é a verdade do meu trabalho e quem fala assim é Chefe.