Offside
Lado B

Fique a conhecer o hobby de Magna Ribeiro

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do ISEG pela voz de Maria Cândida Mourão.

Fora de Série

"(...) mais do que um laboratório de investigação, o INESC TEC tem sido um laboratório de aprendizagem e de desenvolvimento técnico e pessoal", Filipe Borges Teixeira (CTM)

Pensar Sério

"Há várias definições para analytics. Uma das mais populares considera analytics como o processo científico de transformação de dados em conhecimento para promover a tomada de melhores decisões.", Bernardo Almada Lobo (CA)

Galeria do Insólito

Numa altura em que florescem os projetos multidisciplinares com vários centros envolvidos, então não é mais agradável trabalhar em projetos conjuntos com colegas que conhecemos dos jogos de futebol, lanches multiculturais ou de um rally paper numa quinta?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Segunda portuguesa com certificação de Registered Technology Transfer Professional é do INESC TEC

Catarina Maia, responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) e investigadora do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, é a segunda portuguesa a obter a certificação de Registered Technology Transfer Professional (RTTP, ou profissional oficial na área de transferência de tecnologia) pela Alliance of Technology Transfer Professionals (ATTP).

O estatuto de RTTP reconhece o trabalho, conhecimento e experiência de profissionais de transferência de tecnologia. Esta certificação surgiu na sequência de uma candidatura da investigadora do INESC TEC, avaliada por um painel diversificado de três a seis profissionais seniores na área, membros das associações fundadoras da ATTP com experiência na avaliação de candidaturas de todo o mundo.

Catarina Maia junta-se assim a um grupo de profissionais de Transferência de Tecnologia, que conta já com cerca de 400 profissionais certificados, e que inclui Clara Amaro, do Instituto Politécnico de Tomar, até agora a única portuguesa a integrar esta lista. Outros profissionais incluem Lita Nelsen do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Tony Hickson da Imperial Innovations (Imperial College London), ou Tara Branstad da Carnegie Mellon University (CMU) (lista completa aqui).

A ATTP é uma organização internacional que conta com membros de nove associações de profissionais de transferência de tecnologia – Association of European Science and Technology Transfer Professionals (ASTP-Proton), Association of University Technology Managers (AUTM), Knowledge Commercialisation Australasia (KCA) e PraxisUnico (associações fundadoras) e, mais recentemente, Swedish Network for Innovation and Technology Transfer Support (SNITTS), Southern Africa Research and Innovation Management Association (SARIMA), TechnologieAllianz, University Network for Innovation and Technology Transfer (UNITT) e Üniversite Sanayi İşbirliği Merkezleri Platformu (ÜSİMP).

De recordar que  Catarina Maia foi recentemente convidada a integrar a ASTP-Proton.

A investigadora com ligação ao INESC TEC mencionada no corpo da notícia tem vínculo ao INESC TEC.