Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Maria Cândida Mourão, Professora Auxiliar com Agregação - ISEG, Universidade de Lisboa – Lisbon School of Economics and Management
-
"A experiência de colaboração com o INESC TEC foi extremamente positiva. Apesar da distância geográfica, foi possível trabalhar de uma forma muito articulada, funcionando plenamente como equipa. A boa harmonia entre as equipas de investigação, incluindo o INESC TEC e o ISEG, assim como todo o empenho e profissionalismo, fez com que os objetivos estipulados para o projeto fossem ultrapassados, o que resultou numa excelente avaliação do projeto."
- "O contacto com o INESC TEC tem sido mantido, e quando surgirem oportunidades para a realização de novos projetos, o INESC TEC será prontamente considerado."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A relação entre o ISEG e o INESC TEC iniciou-se em 2012, com o projeto SEROW, que foi concluído com sucesso em julho de 2015. A realização deste projeto trará oportunidades de colaborações futuras.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2012.
Título do projeto
SEROW – Setorização e Otimização de Rotas na Gestão de Resíduos – a Teoria na Prática
Centros(s) do INESC TEC com que colaborou
CESE (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais)
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
José Soeiro Ferreira
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto SEROW surgiu em 2012 e teve como objetivo a investigação de métodos e modelos matemáticos de otimização de rotas para recolha de resíduos urbanos, contribuindo assim para a gestão eficiente dos recursos em Serviços Ambientais. Este projeto de investigação nacional contou com a participação de várias instituições, com destaque para o INESC TEC e o ISEG, entidades com um forte know-how na área de Investigação Operacional e com competências complementares, e ainda com a Câmara Municipal do Seixal e a empresa RUMOFLEX – Engenharia e Ambiente, que funcionaram como casos de estudo.
Como resultado do SEROW, desenvolveram-se algoritmos para a otimização da recolha de resíduos, assim como modelos teóricos para a resolução de problemas relacionados, e respetivas técnicas de solução. Ao longo do projeto, os algoritmos desenvolvidos foram sendo aferidos pela organização de um caso de estudo, mais concretamente a Câmara Municipal do Seixal, tendo sido fornecido feedback sobre os mesmos.
Apesar de o software ainda não estar implementado (tal não era âmbito deste projeto) e em utilização corrente na Câmara Municipal do Seixal, uma vez que falta atuar ao nível do desenvolvimento de interfaces para o utilizador, o feedback entretanto dado pelos envolvidos no projeto da Câmara Municipal do Seixal tem sido positivo. Estima-se que a utilização destes algoritmos para definir as rotas de recolha de resíduos tenha impactos brutais ao nível da utilização recursos, o que se traduzirá em ganhos significativos de eficiência, resultando ultimamente numa forte poupança. Para além destas melhorias operacionais, salienta-se também a redução dos impactos ambientais associados à menor utilização de combustível.
A experiência de colaboração com o INESC TEC foi extremamente positiva. Apesar da distância geográfica, foi possível trabalhar de uma forma muito articulada, funcionando plenamente como equipa. A boa harmonia entre as equipas de investigação, incluindo o INESC TEC e o ISEG, assim como todo o empenho e profissionalismo, fez com que os objetivos estipulados para o projeto fossem ultrapassados, o que resultou numa excelente avaliação do projeto.
Relativamente a novas colaborações, o projeto SEROW, que foi um projeto de investigação pura, abriu oportunidades para a realização de novos projetos que possam utilizar os seus resultados, nomeadamente os algoritmos de otimização desenvolvidos como resultado da investigação. O teste destes algoritmos na prática e a sua avaliação noutros contextos, assim como o desenvolvimento de interfaces, surgem assim como oportunidade para o estabelecimento de novas parcerias estratégicas e possivelmente de novos projetos. O contacto com o INESC TEC tem sido mantido, e quando surgirem oportunidades para a realização de novos projetos, o INESC TEC será prontamente considerado.