Prémio para melhor tese de mestrado na área da robótica é do INESC TEC
O investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, Carlos Costa, arrecadou o prémio de melhor tese de mestrado nacional na área da robótica com a dissertação “Robot Self-Localization in Dynamic Environments”.
O prémio foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), no passado dia 7 de maio, durante o jantar de comemoração do 10º aniversário da SPR, que se realizou na Quinta das Queimadas (Bragança). Este jantar incluiu-se no Festival Nacional de Robótica.
“O prémio vem reconhecer o trabalho e dedicação quer da minha parte, quer de toda a equipa de investigação envolvida no projeto CARLoS”, afirma Carlos Costa. O projeto CARLoS (CooperAtive Robot for Large Spaces manufacturing), do qual o INESC TEC faz parte, desenvolveu um robô que é capaz de realizar autonomamente operações de soldadura de pernos que suportam os painéis de isolamento interior de navios, uma tarefa que é altamente repetitiva.
“O trabalho realizado durante a dissertação providenciou à comunidade de robótica um sistema de localização e mapeamento 3/6 DoF robusto, modular e extensível, capaz de ser usado em robôs móveis operando em ambientes dinâmicos”, explica o investigador.
A tese de mestrado foi orientada por Armando Jorge Miranda de Sousa, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e por Germano dos Santos Veiga, investigador do mesmo centro do INESC TEC.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC.