Projeto INESC TEC melhora ensino e aprendizagem à distância para cegos e amblíopes
Arrancou recentemente no INESC TEC o projeto Tele-Média-Arte, que tem como objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem artístico à distância para cegos e amblíopes. Liderado pela Universidade Aberta (UAb), este projeto conta com a intervenção do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC.
“Tele-Média-Arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico à distância online inclusivo” é o nome do projeto que vai integrar a oferta formativa da UAb, e que conjuga os interesses de investigação e desenvolvimento do INESC TEC na área das tecnologias inclusivas. Será aplicado no Doutoramento em Média-Arte Digital e ao curso “A experiência da diversidade” da UAb, através da exploração das facilidades de telepresença multimodal com canais visual, auditivo e sensorial, e ainda formas ricas de interação gestual/corporal.
Apesar de o projeto se focar primordialmente no ensino da média-arte digital e na diversidade intercultural, os seus resultados poderão ser utilizados em diferentes áreas de ensino como a experimentação nas ciências exatas, ou mesmo a comunicação bilateral e em grupo nas ciências sociais, entre outras.
O projeto conta ainda com a Associação para a Promoção do Ensino dos Cegos (APEC) como parceira, estando o INESC TEC representado por Adérito Marcos (líder do projeto na UAb) e Leonel Morgado, investigadores do CSIG e docentes na UAb, e Vítor Rocio, também investigador no CSIG.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: Universidade Aberta.