Offside
Lado B

Fique a conhecer o hobby de Magna Ribeiro

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do ISEG pela voz de Maria Cândida Mourão.

Fora de Série

"(...) mais do que um laboratório de investigação, o INESC TEC tem sido um laboratório de aprendizagem e de desenvolvimento técnico e pessoal", Filipe Borges Teixeira (CTM)

Pensar Sério

"Há várias definições para analytics. Uma das mais populares considera analytics como o processo científico de transformação de dados em conhecimento para promover a tomada de melhores decisões.", Bernardo Almada Lobo (CA)

Galeria do Insólito

Numa altura em que florescem os projetos multidisciplinares com vários centros envolvidos, então não é mais agradável trabalhar em projetos conjuntos com colegas que conhecemos dos jogos de futebol, lanches multiculturais ou de um rally paper numa quinta?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto INESC TEC melhora ensino e aprendizagem à distância para cegos e amblíopes

Arrancou recentemente no INESC TEC o projeto Tele-Média-Arte, que tem como objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem artístico à distância para cegos e amblíopes. Liderado pela Universidade Aberta (UAb), este projeto conta com a intervenção do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC.

“Tele-Média-Arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico à distância online inclusivo” é o nome do projeto que vai integrar a oferta formativa da UAb, e que conjuga os interesses de investigação e desenvolvimento do INESC TEC na área das tecnologias inclusivas. Será aplicado no Doutoramento em Média-Arte Digital e ao curso “A experiência da diversidade” da UAb, através da exploração das facilidades de telepresença multimodal com canais visual, auditivo e sensorial, e ainda formas ricas de interação gestual/corporal.

Apesar de o projeto se focar primordialmente no ensino da média-arte digital e na diversidade intercultural, os seus resultados poderão ser utilizados em diferentes áreas de ensino como a experimentação nas ciências exatas, ou mesmo a comunicação bilateral e em grupo nas ciências sociais, entre outras.

O projeto conta ainda com a Associação para a Promoção do Ensino dos Cegos (APEC) como parceira, estando o INESC TEC representado por Adérito Marcos (líder do projeto na UAb) e Leonel Morgado, investigadores do CSIG e docentes na UAb, e Vítor Rocio, também investigador no CSIG.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: Universidade Aberta.