Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Odisseia de aromas e sabores - lanche multicultural regressa ao INESC TEC

Festa reuniu colaboradores à mesa e destacou os melhores do ano

Depois de um ano de interrupção, devido ao arranque das comemorações do 30º aniversário do INESC no Porto, o INESC TEC retomou este ano a “festa” mais multicultural da instituição que coloca à mesa aromas e sabores de todo o mundo, em jeito de celebração de mais um ano de trabalho e conquistas. Mais do que degustação de comida diversificada e salutar convívio, o Lanche Multicultural deixa também um travo do ambiente internacional que se sente na instituição, onde cerca de 40% dos colaboradores são estrangeiros.

foto 001   foto 02

Os premiados do ano

No dia 18 de dezembro responderam ao desafio de ser “chef” por um dia quase meia centena de colaboradores, de 10 nacionalidade diferentes, com mais de 45 pratos distintos. Reino Unido, Portugal, Irão, Paquistão, Peru, França, Cabo Verde, Índia, Brasil, Itália partilharam a mesma mesa, com petiscos típicas que deliciaram os mais gulosos.

Para abrir o apetite foram entregues os prémios do Concurso de Fotografia 2015 “Tecnologia N’um clic” e da rubrica “Fora de Série”, sinal de que o INESC TEC destaca não apenas o desempenho científico e tecnológico dos seus colaboradores mas também o mérito artístico.

foto 03   foto 01

Alfredo Martins, do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) recebeu o prémio atribuído pelo público com a fotografia “Follow the robot”, enquanto a foto “Produção em série”, de Guilherme Amaral, conquistou o voto do júri. “Fora de série” foram 36 colaboradores, destacados ao longo do ano, uma distinção que se repartiu por todos os centros entre janeiro e dezembro deste ano. (ver a lista no final do texto).

A volta ao mundo em 45 sabores

Fogaça, Pão-de-ló de Ovar, Aletria, Enchidos, alheira, Natas, Bola de carne, Leite-creme, bolinhos de bacalhau e Vinho do Porto foram alguns dos sabores portugueses mais tradicionais à mesa. De “fora” vieram Masghati (Irão), Mazamorra morada (Peru), Bolo de banana (Cabo Verde), Cucas e Pão de queijo (Brasil), Panettone (Itália), Christmas puddings with brandy butter (Reino Unido), entre outros.

foto 04   foto 05   foto 06

A meio da experiência gastronómica fez-se um momento de pausa para dar voz ao Presidente da Administração, José Manuel Mendonça, que frisou os momentos mais marcantes desse ano. As celebrações dos 30 anos do INESC no Porto e as alterações nos estatutos do INESC Porto, nomeadamente a mudança de INESC Porto para INESC TEC, a alteração do modelo de gestão, com a criação de um Conselho de Administração composto por nove elementos, foram destacados pelo Presidente.

Lista de "Fora de Série"

Janeiro - Sérgio Tafula (C-BER); Rui Campos (CTM); Eduardo Marques (CTM).

Fevereiro - José Miguel Almeida (CROB); Dewan Faizur (CPES); Luís Pessoa (CTM); Ana Camanho (CEGI).

Março - Filipe Ribeiro (CTM).

Abril - Luís Torgo (LIAAD).

Maio - Francisco Maia (HASLab); João Paulo (HASLab).

Junho - Tiago Soares Costa (CTM); Ali Shocker (HASLab).

Julho - Carla Carmelo Rosa (CAP); Diogo Nogueira (CAP); Kelwin Fernandes (CTM); Jorge Filipe (CPES); Duarte Viveiros (CAP); João Ferreira (CAP).

Setembro - Bárbara Maia (CG), Vanda Ferreira (CG); Pedro Almeida (CG); Marta Barbas (CG); Lídia Vilas Boas (Secretariado);  Mário Rui Pereira (CTM); Luís Filipe Antunes (CRACS); Sérgio Costa (CITE)

Outubro - Lino Oliveira (CSIG), Elisabete Fernandes (CROB); Héber Sobreira (CROB); Carlos Costa (CROB); Miguel Miranda (CPES); João Ramos (CPES).

Novembro - Joana Dumas (CRACS).

Dezembro -Matthew Davies (CTM); Nuno Felício (SAL).

Apanhados

apanahdo 1 apanhado 2
"Encontrei a fava, lá se vai um dente!" "Comprem, comprem: meias a 2€"
apanhado 5
Ora, um copito por cada ano do
INESC TEC: 29..."
Xiii, o meu pudim já era!
Vou cantar só mais uma música, ok? Agora a dupla sertaneja Gui e Fredo!