Senhor Engenheiro Darwin – uma provocação inteligente
2009 é o ano de Darwin, assim proclamado e não faltaram iniciativas para o celebrar.
Muitos eventos se realizaram mas raramente foi lembrado que os princípios evolutivos gerais enunciados por Charles Darwin constituem uma ferramenta de sucesso da Engenharia na resolução de complicados problemas tecnológicos. Várias correntes da chamada Inteligência Computacional assumem designações sugestivas como Computação Evolucionária, Algoritmos Genéticos, Programação Evolucionária, Estratégias de Evolução, etc.
Variadas actividades industriais se organizam com eficiência hoje em Portugal e no mundo graças a essa contribuição, desde o planeamento de sistemas de energia eléctrica à operação de centrais, desde o planeamento do escalonamento de operações de fabrico industrial até ao projecto de filtros de luz em fibras ópticas. A própria indústria nacional tem beneficiado: p.ex. EFACEC vende no mundo sistemas que incorporam os princípios evolucionários; a EDP usa esses princípios no projecto das suas redes de distribuição; empresas fabris da área das embalagens, da metalo-mecânica e dos plásticos têm os mesmos incorporados em aplicações de software que usam com regularidade; filtros de Bragg em fibras ópticas puderam ser projectados graças a esses princípios e a Fibersensing, spin-off do INESC Porto, afirma-se hoje no cenário internacional como uma das poucas no mundo com capacidade tecnológica em sensores desse tipo.
Quando em regra apenas ocorre ao cidadão comum que as ideias de Darwin se ligam à biologia, é interessante chamar a atenção que os mesmos princípios da evolução por diversidade e selecção têm vastíssima aplicação em engenharia, com demonstração diária de que funcionam e permitem aperfeiçoar os sistemas a que são aplicados - além do que a engenharia, não estando sujeita às restrições da biologia, pôde experimentar com sucesso outros modelos que a biologia não consente ou não apresenta: Lamarkismo, múltiplos progenitores, etc.
O INESC Porto, silenciosamente, é um dos expoentes da aplicação do Darwinismo ao conforto e felicidade das pessoas pela via tecnológica. A esta disciplina do pensamento se designa modernamente por Inteligência Computacional. De entre os seus investigadores, vários e em diversos campos receberam reconhecimento internacional.
Por isso, celebrar o Engenheiro Darwin é um tributo de justiça, é conferir a Darwin a verdadeira dimensão que assume. Podem alguns ortodoxos senti-lo como uma provocação, mas convenhamos que é uma provocação inteligente.
É tempo de se explicar que o Darwinismo não é propriedade da biologia. É uma ferramenta de pensamento poderosíssima e a biologia é apenas uma limitada aplicação prática de princípios muito mais gerais e que governam o universo natural.