Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EEM-Empresa de Electricidade da Madeira, SA, pela voz de Agostinho Figueira.

Fora de Série

"O acentuado crescimento do grupo em termos de projetos (...) leva a que os investigadores do centro de robótica estejam atualmente sujeitos a uma sobrecarga (...). Assim, penso que todos os que estão no conselho de unidade do centro de robótica têm sido 'fora de série'", José Miguel Almeida (CROB).

A Vós a Razão

"INESC TEC with its close positioning to decision makers and the complementarity of its researchers in Operations Management is in a privileged position to excel in this field!", Pedro Amorim (CEGI)

Asneira Livre

"Lembrem-se do vosso “eu” de 18 anos. Não era mesmo isso que procuravam quando decidiram ser Engenheiros?" Pedro Costa (C-BER)

Galeria do Insólito

Está a terminar mais um inverno de frio, vento e chuva na cidade do Porto. Mas, no INESC TEC, parece que há quem seja imune às temperaturas negativas…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

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INESC TEC quer dar voz aos media nacionais e colocá-los no mapa europeu

PLATAFORMA NEM PORTUGAL DEFINE ESTRATÉGIAS PARA O SETOR

Chama-se NEM Portugal, espelho da europeia NEM (New European Media), e nasceu por iniciativa da TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), em conjunto com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o INESC TEC. A plataforma foi lançada no dia 30 de janeiro, na presença de agentes do Governo e diversos atores do panorama mediático e das TIC, que querem unir esforços para alavancar o tecido empresarial nos domínios dos media, conteúdos interativos e indústrias criativas. A NEM Portugal tem como objetivo dar voz aos media nacionais, colocando-os no mapa Europeu e contribuir para o crescimento das exportações neste setor da economia. Tal como a congénere europeia, a plataforma pretende agregar um conjunto de instituições de investigação e empresas de novos media e indústrias criativas de forma a otimizar a estratégia e utilização dos financiamentos nacionais e europeus.

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Desafio: exportar os novos media portugueses

A NEM Portugal vai permitir organizar a interação dos atores portugueses com as plataformas europeias, explicitando os interesses nacionais nas estratégias europeias e contribuindo para a formação de consórcios que concorram, de forma mais competitiva, aos fundos estruturais europeus.

No arranque desta plataforma foram já definidas cinco áreas de atuação prioritárias: serviço de produção de media em ambiente cloud-based; criação e manipulação de conteúdos enriquecidos com metadados; ambiente de produção de novos conteúdos Web, 3D, imersivos e de Alta Definição; sistemas de pós-produção multiplataforma flexíveis e inteligentes; e distribuição coerente de conteúdos em ambientes multiplataforma. A NEM Portugal está recetiva a propostas e ideias nestas áreas, que deverão assentar numa lógica que envolva três tipos de instituições: entidades do sistema científico e tecnológico nacional, utilizadores avançados que apoiem a definição e teste dos resultados e empresas que se dediquem à sua exploração comercial

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“Com a NEM Portugal queremos promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, contribuindo, para a sua internacionalização, mas sentimos que não existe uma estratégia global. Existem muitos criadores de novos produtos, com muitas ideias, mas que depois não as conseguem colocar no terreno e é nisso que a NEM pretende ser uma ajuda”, explica Artur Pimenta Alves, membro da comissão fundadora e diretor executivo da NEM Portugal, e que é também um dos diretores do INESC TEC. A plataforma já recebeu algumas ideias mas está ainda numa fase de formalização e associação das empresas/instituições.

Sessão pública de apresentação da plataforma com presença do Governo

As bases da plataforma foram apresentadas por Vasco Lagarto, presidente da CE do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.pt), e por Vladimiro Feliz, presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT) na primeira sessão pública de apresentação que teve lugar dia 30 de janeiro, na Microsoft, em Lisboa. Governo, TIC, representantes de empresas e instituições ligados ao setor debateram nesta secção as tendências e os desafios a que a plataforma se propõe a dar resposta.

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Entre as várias personalidades ligadas aos media, destaque para a intervenção de Rosental Alves, docente na Escola de Jornalismo da Universidade de Austin, nos EUA, que discutiu o novo ecossistema dos media, os desafios e oportunidades criados pela revolução digital. Também o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, juntamente com Gustavo Cardoso, professor e investigador do ISCTE-IUL, debateram o tema dos novos media e das novas oportunidades de negócio para a comunicação social. Empresas portuguesas com atividade internacional relevante, como MOG, GEMA, PT INOV, VOICE INTERACTION ou Microsoft, entre outras, deram exemplos de produtos que desenvolveram nesta área ou desafios a que se propõem dar resposta. Complementarmente, o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) apresentou as suas atividades tendo lançado ideias sobre a forma como a NEM poderia ser um instrumento no desenvolvimento das indústrias nacionais de conteúdos.

Do lado do Governo, o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, reafirmou o potencial de inovação que existe e que pode ser explorado pelos media em Portugal, onde os novos instrumentos do Portugal 2020 podem ter um papel importante na renovação necessária face aos novos desafios da digitalização. Já o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, congratulou a iniciativa, referindo que o Governo está a estudar a hipótese de apoiar a adaptação das empresas de media à área digital através de um pacote específico de fundos comunitários. O presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), José Carlos Caldeira, também marcou presença, referindo oportunidades de financiamento para ICT, media e indústrias criativas

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Para o diretor executivo da NEM, a presença de membros do Governo demonstra a importância da iniciativa, que “aparece num momento, num formato e numa área com grande interesse e atualidade, o que nos abre perspetivas em termos da preparação de candidaturas ao Portugal 2020, ou a nível Europeu”. Aliás, recorde-se que, de acordo com o estudo ‘A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa’, divulgado pelo Governo no início de 2014, os novos media são um setor emergente no país, que contribui, de forma ativa, para o aumento das exportações dos produtos culturais made in Portugal.

No evento foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a NEM Portugal e UT Austin, com o propósito de “explorar as potencialidades que a Universidade de Austin pode trazer para eventos a realizar, para a definição da agenda estratégica dos media em Portugal, mas também para funcionar como elemento de ligação das empresas e instituições nacionais a esse poderoso cluster de inovação em novos media, quer em conteúdos quer em tecnologias, centrado em Austin no Texas”, explica Artur Pimenta Alves.

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Plataforma é gerida pelo INESC TEC

O INESC TEC apoiará o desenvolvimento da NEM Portugal participando na Direção e oferecendo-se para constituir o Gabinete NEM Portugal que proporciona uma infraestrutura de trabalho e apoio às iniciativas e reuniões a lançar pela plataforma. “Enquanto instituição de I&D financiada em parte por fundos públicos, consideramos ser dever do INESC TEC contribuir com a nossa experiência em inovação e em I&D colaborativa para o lançamento deste cluster estratégico na área dos media digitais”, afirma Artur Pimenta Alves, justificando a participação ativa do Laboratório Associado na plataforma.

O INESC TEC, mais precisamente o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), tem feito, aliás, caminho nesta área. Recorde-se, a título de exemplo, os projetos recentes ImTV - OnDemand Immersive-TV for Communities of Media Producers and Consumers, TravelPlot Porto ou EDCine (Cinema Digital), que surgem na continuidade de inúmeros projetos anteriores com parceiros importantes tais como a BBC, a RTP e a Snell & Wilcox, entre outros. Por isso, Artur Pimenta Alves sublinha a importância do INESC TEC estar associado à plataforma: “é do nosso interesse estabelecer contacto estreito com as empresas para assim melhor formularmos a nossa agenda de investigação”.

Instalado no INESC TEC, o Gabinete NEM Portugal é constituído por Cristina Machado Guimarães e Vânia Gonçalves. Da comissão fundadora da plataforma faz ainda parte a investigadora Maria Teresa Andrade.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.