Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

O Ausente mas Presente

Na portaria do INESC TEC a missão é basilar de segurança: a função não pode sofrer de ausências, o lugar não pode mostrar-se vago. É como a primeira guarda de um sistema imunitário: proteger o organismo contra intrusões hostis, facilitar a circulação aos que são reconhecidos como próprios.

Hoje, como ontem, está lá sempre alguém: cordato, atento, profissional. Exige-se atenção, rigor, simpatia em simultâneo – todo o estranho é potencialmente uma visita, um amigo, um cliente. A empresa do serviço terceirizado providencia os agentes, e nada pode falhar. Só o coração é que pôde.

Ele era excecionalmente querido. Um corpo franzino e uma simpatia permanente, todos lhe adivinhavam um enorme coração, ó ironia amarga que foi o coração que lhe falhou quando devia ter sido a sua força.

O destino vem na forma de tragédia quando sentimos que podia ter sido diferente, quando o grande Adversário joga em vários tabuleiros e conspira para evitar o socorro. Há uma certa raiva derivada da impotência, e há vontade de encontrar culpados: não é aceitável esperar uma hora por socorro, com o hospital a cinco minutos de distância.

Acode à memória John Donne, poeta-clérigo do século XV/XVI: a morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da humanidade; eis porque nunca pergunto por quem dobram os sinos: é por mim.

O lugar na portaria está ocupado hoje como sempre, mas está vazio. Toda a morte é escusada mas definitiva. Fica a homenagem, que é de certa forma redentora: aquele homem que hoje nos falta permanece todavia em nós, porque nos mudou, deixou em nós uma marca boa.