Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flexipol- Espumas Sintéticas S.A., pela voz de Gustavo Marques.

Fora de Série

"Parafraseando um treinador de futebol da nossa praça, eu diria que estou na minha cadeira de sonho (...)", Germano Veiga (ROBIS).

A Vós a Razão

"O projeto VFF acompanhou todo o meu percurso no INESC Porto, desde o período em que era aluno do Mestrado até à frequência no programa doutoral de Engenharia e Gestão Industrial.", António Almeida

Asneira Livre

"Olhando para trás vejo que neste ambiente tive oportunidade de conhecer e incorporar o «espírito prático» da engenharia que dá corpo e utilidade (...) à matemática que tanto estudei sem vislumbrar a sua aplicabilidade.", Ana Filipa Sequeira

Galeria do Insólito

Sabia que o nosso parque de estacionamento tem um arrumador privado?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

4Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Giorgiana Ciobanu, Bloco Gráfico Lda. (Porto Editora Lda.), Team Leader

  • Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2005-2008
  • Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: UTM
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: ENTHRONE II

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Antes de mais, queria agradecer o vosso convite para escrever sobre o meu trajeto profissional desde a minha saída do INESC TEC. Para mim é um real prazer relembrar-me dos tempos em que eu própria fui uma Inesquiana e sinto-me honrada por partilhar convosco a minha experiência nos últimos quatro anos.

No fim de setembro de 2008 deixei a área de investigação e, portanto o INESC TEC, para abraçar um novo desafio no Bloco Gráfico Lda., uma subdivisão de uma das maiores editoras do Portugal, a Porto Editora, Lda., e presentemente continuo a trabalhar nesta prestigiada empresa. De modo a ilustrar melhor a minha motivação e o meu trabalho atual, segue-se uma descrição resumida do que é a Porto Editora.

O Grupo Porto Editora é líder no mercado editorial português e tem um catálogo diversificado de produtos nas áreas da educação, de dicionários, de referência e de literatura, bem como na edição digital de conteúdos multimédia. Na área de e-commerce o projeto Wook (http://www.wook.pt) tem tido uma popularidade crescente em Portugal e também no estrangeiro, sendo destacado pela revista americana Internet Retailer Magazine no ranking 'Hot 100 E-Retailers 2013'. Os projetos mais importantes da área de ensino são o Espaço Professor (www.espacoprofessor.pt) e a Escola Virtual (www.escolavirtual.pt), mas também há outros sites educativos conhecidos como o Educare (www.educare.pt), o Sitio dos Miúdos (www.sitiodosmiudos.pt), o EduSurfa (www.edusurfa.pt) e o Saber Mais (http://www.sabermais.pt). Na área dos dicionários, quem não ouviu falar da Infopédia (http://www.infopedia.pt/) e da Diciópedia (http://www.diciopedia.pt)?

Nos primeiros dois anos nesta empresa dediquei-me ao desenvolvimento de várias aplicações de backoffice de suporte aos sites Escola Virtual (acompanhamento das compras de licenças individuais, gestão de escolas e de conteúdos educativos associados) e BRIP (Banco de Recursos Interativos para Professores – gestão e publicação de recursos online). Também fui responsável pela implementação do sistema para o registo das presenças nos Encontros de Professores (sessões de apresentação de novos manuais e produtos escolares aos professores). Em 2009 fui nomeada Team Leader da equipa Backoffices.

A partir de março do 2011 comecei a trabalhar como Team Leader da equipa de desenvolvimento da Escola Virtual. O início neste novo projeto não foi nada fácil. Foi e continua a ser um grande desafio, numa área de que eu gosto e que me dá grande satisfação. A Escola Virtual é um portal de e-learning para alunos, professores e instituições do ensino primário e secundário. Os conteúdos multimédia educacionais das diferentes disciplinas são organizados em aulas interativas que incluem animações, interatividades, simulações e vídeos. Também há uma parte de testes e exercícios que ajudam os alunos a testar os conhecimentos adquiridos e que permitem a avaliação por parte dos professores. É uma plataforma para autoaprendizagem, mas que também pode ser usada nas salas de aulas. Através da mesma plataforma, os encarregados de educação podem acompanhar e verificar o percurso de aprendizagem dos seus educandos. Atualmente, a Escola Virtual é usada por mais de 200 mil alunos e 75 mil professores de centenas instituições de ensino em Portugal.

No futuro gostaria de dedicar mais esforços na área de investigação para conseguir trazer mais inovação na área de e-learning. Há muitos planos e ambições que espero que se concretizem e, portanto, não faltará a motivação.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

No INESC TEC, anteriormente designado INESC Porto Laboratório Associado, tive a oportunidade de aprender e de me formar com profissionais como a Teresa Andrade e o Pedro Carvalho. Todos os conhecimentos e as experiências que adquiri nesses tempos inesquianos constituíram uma base sólida a partir da qual comecei a construir o papel atual na minha vida profissional. Estou muito grata a essas pessoas e também aos outros colegas da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) que me ajudaram a “crescer”, que foram e ainda são os meus amigos. E claro que um deles é o meu marido, Lucian, que continua no INESC TEC.
Tenho saudades de todas essas pessoas queridas, muitas das quais com quem ainda hoje mantenho contacto, e do ambiente familiar da UTM.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Pelo que me foi dado a conhecer, o INESC TEC é mais dinâmico hoje e, desde a minha saída, tem tido um crescimento constante em várias vertentes, nomeadamente ligações mais fortes com a indústria nacional, e uma maior aposta internacional. Com isto, o INESC TEC ganhou ainda mais visibilidade e ainda hoje há colegas na Porto Editora que me veem como a antiga Inesquiana.