Software HASLab/INESC TEC previne erros em folhas de cálculo
O Laboratório de Software Confiável (HASLab), parceiro privilegiado do INESC TEC, desenvolveu um software que permite prevenir erros em folhas de cálculo Excel. A utilização deste sistema inovador poderia ter evitado a exclusão, detetada recentemente e noticiada a nível mundial, de cinco países no estudo de Rogoff e Reinhart (2010), intitulado “Crescimento num tempo de dívida”. A aplicação está já a ser patenteada pela Tecminho com vista à exploração comercial.
MDSHEET é o nome da aplicação portuguesa desenvolvida por uma equipa do HASLab e que cria um modelo simplificado que guia a construção de folhas de cálculo. Sempre que são inseridos novos dados no Excel, o modelo do MDSHEET é automaticamente atualizado.
De acordo com João Saraiva, líder do projeto, “no caso do estudo de Rogoff e Reinhart (usado por vários países como argumento para a aplicação de políticas de austeridade com vista a reduzir rapidamente a dívida pública e cuja folha de cálculo deixou cinco países de fora), sempre que um novo país fosse inserido, as fórmulas no fundo da folha de cálculo seriam automaticamente atualizadas para incluírem esse novo país. O software não permitiria que nenhum país fosse deixado de fora”, explica. Este tipo de erro, designado de “referências incorretas”, é prevenido na totalidade pelo MDSHEET.
O MDSHEET aplica métodos rigorosos às folhas de cálculo para reduzir erros que, caso não sejam corrigidos, podem causar prejuízos na ordem dos 10 mil milhões de dólares todos os anos. O sistema nasceu do doutoramento de Jácome Cunha, investigador do HASLab, tendo ficado concluído no âmbito do projeto 'Folhas de Cálculo entendidas como Linguagens de Programação', com financiamento da Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT).