Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flexipol- Espumas Sintéticas S.A., pela voz de Gustavo Marques.

Fora de Série

"Parafraseando um treinador de futebol da nossa praça, eu diria que estou na minha cadeira de sonho (...)", Germano Veiga (ROBIS).

A Vós a Razão

"O projeto VFF acompanhou todo o meu percurso no INESC Porto, desde o período em que era aluno do Mestrado até à frequência no programa doutoral de Engenharia e Gestão Industrial.", António Almeida

Asneira Livre

"Olhando para trás vejo que neste ambiente tive oportunidade de conhecer e incorporar o «espírito prático» da engenharia que dá corpo e utilidade (...) à matemática que tanto estudei sem vislumbrar a sua aplicabilidade.", Ana Filipa Sequeira

Galeria do Insólito

Sabia que o nosso parque de estacionamento tem um arrumador privado?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

4Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

CISTER/INESC TEC inicia projeto europeu em sistemas embebidos

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), Unidade Associada do INESC TEC sediada no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), iniciou recentemente um projeto europeu Artemis na área dos sistemas embebidos, que tem como objetivo abordar os desafios técnicos e aplicacionais associados à cooperação entre diferentes tipos de sistemas. O Arrowhead pretende facilitar a interoperação dos milhões de dispositivos que constituirão os sistemas embebidos do futuro, definindo interfaces e mecanismos transversais a diversas áreas de aplicação.

A tecnologia do projeto tem aplicação em vários domínios do dia-a-dia, seja nas áreas da energia, indústria, mobilidade elétrica ou cidades inteligentes, pretendendo facilitar a interação entre pessoas e dispositivos, e entre os próprios dispositivos. “A tecnologia Arrowhead irá permitir, por exemplo, a fácil integração de sistemas para o controlo inteligente da iluminação durante a noite, ligando os candeeiros apenas quando for detetada uma pessoa na zona iluminada”, explica Luís Ferreira, o investigador que coordena a participação do CISTER no projeto. “Ao chegar ao seu carro elétrico este já estará totalmente carregado, aproveitando as tarifas de energia mais baixas durante o período de carga”, acrescenta Michele Albano, cientista convidado no CISTER.

O Arrowhead teve início a 1 de março e a reunião de lançamento realizou-se em Bruxelas no dia 14 desse mês. No encontro estiveram presentes os parceiros do projeto que discutiram os objetivos fundamentais e as interdependências entre tarefas. Cabe ao CISTER a definição das metodologias de desenho das interfaces entre componentes, bem como da arquitetura de interoperabilidade da solução global. A Unidade Associada vai também participar em dois pilotos de demonstração da tecnologia: um relacionado com mercados virtuais de energia e outro direcionado para edifícios inteligentes.

O projeto envolve 73 parceiros, empresas e centros de investigação europeus de referência nas áreas dos sistemas embebidos, tem a duração prevista de quatro anos e um orçamento total de aproximadamente 70 milhões de euros.

O Arrowhead é o primeiro AIPP (Artemis Inovation Pilot Project) a entrar em funcionamento no âmbito do programa estratégico ARTEMIS (Advanced Research & Technology for EMbedded Intelligence and Systems). O programa Artemis é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia, dos Países membros e da indústria para a execução uma agenda estratégica de I&DT na Europa na área dos sistemas embebidos. Os AIPP pretendem reforçar e demonstrar as atividades de I&D desenvolvidas no programa, com a criação de sinergias entre diferentes áreas aplicacionais, potenciando a massa crítica em termos de investigação e demonstração de resultados.