Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flexipol- Espumas Sintéticas S.A., pela voz de Gustavo Marques.

Fora de Série

"Parafraseando um treinador de futebol da nossa praça, eu diria que estou na minha cadeira de sonho (...)", Germano Veiga (ROBIS).

A Vós a Razão

"O projeto VFF acompanhou todo o meu percurso no INESC Porto, desde o período em que era aluno do Mestrado até à frequência no programa doutoral de Engenharia e Gestão Industrial.", António Almeida

Asneira Livre

"Olhando para trás vejo que neste ambiente tive oportunidade de conhecer e incorporar o «espírito prático» da engenharia que dá corpo e utilidade (...) à matemática que tanto estudei sem vislumbrar a sua aplicabilidade.", Ana Filipa Sequeira

Galeria do Insólito

Sabia que o nosso parque de estacionamento tem um arrumador privado?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

4Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC organiza primeiro simpósio internacional sobre técnicas de imagem HDR

Evento contou com presença de investigadores e profissionais oriundos de 24 países diferentes

O INESC TEC organizou e acolheu o primeiro simpósio internacional dedicado exclusivamente às técnicas de Imagem utilizadas para gerar, manipular e exibir Imagens de Elevada Gama Dinâmica (“High Dynamic Range - HDR”), o HDRi 2013: First International Conference and SME Workshop on HDR Imaging”. Investigadores e profissionais de vários países discutiram, durante dois dias, as questões associadas às técnicas de captura e processamento de imagens em HDR, bem como os mais recentes desenvolvimentos e o futuro desta tecnologia revolucionária que está ainda a emergir.

Palestras, debates e demonstrações preencheram os dois dias do simpósio

As técnicas de imagem mais tradicionais são ainda incapazes de capturar com precisão ou exibir a vasta gama de cores e intensidades de iluminação (sombras) presentes no mundo real. As tecnologias de imagem HDR (ou de elevada amplitude dinâmica) constituem a exceção. O HDR consegue capturar e processar os diferentes estádios de iluminação com exatidão e oferecer uma experiência de visualização significativamente reforçada, permitindo, por exemplo, ver claramente um carro de corrida que sai e entra de um túnel.

HDRi   HDRi

Entre palestras, debates e demonstrações sobre o tema, o destaque vai para as apresentações dos keynote speakers Peter Shirley, da NVIDIA (empresa que desenvolve processadores e gráficos de computação), e Alessandro Rizzi, da Universitá degli Studi di Milano. Foram ainda apresentados diversos artigos com contribuições relevantes para a área, tendo sido entregue o prémio Best Paper Award a “False color visualization for HDR images”, de Ahmet Ouz Akyüz, da Middle East Technical University, Turquia.

O evento decorreu no âmbito do projeto/rede de investigação “COST ACTION IC1005 HDRi: The digital capture, storage, transmission and display of real-world lighting” e foi organizado pelos investigadores da Unidade de Sistemas da Informação e Computação Gráfica (USIG) Maximino Bessa (Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e A. Augusto de Sousa (Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).

Gender Imbalance   Gender Imbalance

Sessão de gender imbalance pretendeu sensibilizar o público feminino para a carreira de investigação

Seguindo recomendações europeias no combate ao denominado gender imbalance, foi ainda organizada, no âmbito da reunião do projeto “COST ACTION IC1005”, uma palestra destinada a alunas do ensino secundário e universitário que puderam ouvir os testemunhos de duas investigadoras, Beatriz Sousa Santos (Investigadora Sénior, Professora Associada com Agregação da Universidade de Aveiro) e Diana Carvalho (Investigadora Júnior, estudante de doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e perceber que motivações as levaram a seguir uma carreira de investigação na área da Engenharia Informática.