INESC TEC organiza primeiro simpósio internacional sobre técnicas de imagem HDR
Evento contou com presença de investigadores e profissionais oriundos de 24 países diferentes
O INESC TEC organizou e acolheu o primeiro simpósio internacional dedicado exclusivamente às técnicas de Imagem utilizadas para gerar, manipular e exibir Imagens de Elevada Gama Dinâmica (“High Dynamic Range - HDR”), o HDRi 2013: First International Conference and SME Workshop on HDR Imaging”. Investigadores e profissionais de vários países discutiram, durante dois dias, as questões associadas às técnicas de captura e processamento de imagens em HDR, bem como os mais recentes desenvolvimentos e o futuro desta tecnologia revolucionária que está ainda a emergir.
Palestras, debates e demonstrações preencheram os dois dias do simpósio
As técnicas de imagem mais tradicionais são ainda incapazes de capturar com precisão ou exibir a vasta gama de cores e intensidades de iluminação (sombras) presentes no mundo real. As tecnologias de imagem HDR (ou de elevada amplitude dinâmica) constituem a exceção. O HDR consegue capturar e processar os diferentes estádios de iluminação com exatidão e oferecer uma experiência de visualização significativamente reforçada, permitindo, por exemplo, ver claramente um carro de corrida que sai e entra de um túnel.
Entre palestras, debates e demonstrações sobre o tema, o destaque vai para as apresentações dos keynote speakers Peter Shirley, da NVIDIA (empresa que desenvolve processadores e gráficos de computação), e Alessandro Rizzi, da Universitá degli Studi di Milano. Foram ainda apresentados diversos artigos com contribuições relevantes para a área, tendo sido entregue o prémio Best Paper Award a “False color visualization for HDR images”, de Ahmet Ouz Akyüz, da Middle East Technical University, Turquia.
O evento decorreu no âmbito do projeto/rede de investigação “COST ACTION IC1005 HDRi: The digital capture, storage, transmission and display of real-world lighting” e foi organizado pelos investigadores da Unidade de Sistemas da Informação e Computação Gráfica (USIG) Maximino Bessa (Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e A. Augusto de Sousa (Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Sessão de gender imbalance pretendeu sensibilizar o público feminino para a carreira de investigação
Seguindo recomendações europeias no combate ao denominado gender imbalance, foi ainda organizada, no âmbito da reunião do projeto “COST ACTION IC1005”, uma palestra destinada a alunas do ensino secundário e universitário que puderam ouvir os testemunhos de duas investigadoras, Beatriz Sousa Santos (Investigadora Sénior, Professora Associada com Agregação da Universidade de Aveiro) e Diana Carvalho (Investigadora Júnior, estudante de doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e perceber que motivações as levaram a seguir uma carreira de investigação na área da Engenharia Informática.