INESC TEC recebe especialista em smart grids
No dia 24 de abril, o INESC TEC recebeu nas suas instalações Mladen Kezunovic, um especialista em smart grids e professor universitário nos Estados Unidos, detendo a Eugene E. Webb Endowed Professorship na Texas A&M University (EUA).
Questionado sobre o cenário de poder eventualmente passar uma temporada no INESC TEC, em Portugal, país que enfrenta uma severa crise económica, Mladen Kezunovic, Fellow do IEEE e Distinguished Speaker, afirma não estar preocupado por não estar “diretamente envolvido num ambiente que possa ser afetado por esta crise económica”.
Para este cientista, são dois os motivos que o levam a colocar a hipótese de passar um período de licença sabática em Portugal. “Um deles é o INESC Porto, que já conheço há muitos anos. Estou muito familiarizado com o trabalho desenvolvido no Instituto e o meu objetivo é vir aprender mais. Os investigadores estão a desenvolver projetos interessantes, pelo que associar-me a estas pessoas só pode ser benéfico”, afirma. O outro motivo é “a cidade do Porto. Já cá estive uma vez e gostei imenso, por isso seria uma oportunidade para viver num sítio muito agradável”, revela Mladen Kezunovic.
O professor deixa ainda uma palavra para a intervenção de Portugal na área da energia, que considera ser “muito inovadora”. Mladen Kezunovic destaca em particular o projeto InovCity, liderado pela EDP Distribuição e com intervenção do INESC TEC. “Há todo um portfólio a crescer aqui, há empresas interessadas nestes projetos e Portugal é visto em muitos países como um lugar onde estão acontecer coisas ao mais alto nível na área das energias renováveis e aplicações de smart grids junto dos clientes, com os contadores inteligentes, por exemplo”, adianta.
Mladen Kezunovic é docente na Texas A&M University desde 1987 e diretor do Smart Grid Center. Os seus principais interesses de investigação são simuladores digitais e aplicação de métodos inteligentes para processos de controlo, proteção e monitorização, bem como integração de veículos elétricos nas redes e normalização no contexto das smart grids. Recebeu em 2011 o IEEE Educational Activities Board Standards Education Award por "educar estudantes e engenheiros na importância e benefícios da normalização em interoperabilidade".