Investigadores do LIAAD/INESC TEC coordenam livro “Novas Tendências em Marketing Intelligence”
Os investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, Pedro Campos e Pedro Quelhas Brito, coordenaram o livro “Novas Tendências em Marketing Intelligence”, uma compilação de casos de estudo, que foi apresentado no dia 10 de abril na Porto Business School (PBS).
A obra explica a vivência numa nova economia de mercado dominada pela informação e pelas plataformas digitais, que exige aos decisores a destreza de antecipar, compreender e dominar esses mesmos mercados cada vez mais competitivos.
“Este é um trabalho colaborativo”, explica Pedro Campos. Os casos de estudo, elaborados por estudantes da Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence da PBS, apresentam conselhos para lidar com o elevado fluxo de informação, orientando os profissionais das empresas para conteúdos tais como Pesquisa de Mercados, Enterprise 2.0, Data Mining, Sistemas de Informação e Processos de Negócio.
Os coordenadores Pedro Campos e Pedro Quelhas Brito compilaram a informação adquirida e, em conjunto com a editora, procuraram fazer um trabalho de harmonização de forma dos textos. “O resultado é um conjunto de ideias em casos de estudo que mostram aos decisores como se pode compreender e antecipar as necessidades do mercado”, resume o investigador do LIAAD Pedro Campos.
Além dos organizadores, na sessão de apresentação do livro esteve presente o investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e co-autor de dois casos de estudo Carlos Soares. Jorge Coelho e Ana Silva, autores de um dos casos publicados, e Miguel Veloso, antigo estudante da Porto Business School e manager da Accenture Portugal na área de Tecnologia, marcaram igualmente presença.