Investigadores LIAAD/INESC TEC organizam conferência internacional
Alberto Pinto, investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, liderou a organização da MECC 2013 – International Conference and Advanced School Planet Earth, Mathematics of Energy and Climate Change, que se realizou de 21 a 28 de março nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A iniciativa tinha como objetivo abordar o papel da matemática nas áreas de energia e alterações climáticas. Foram cerca de 100 speakers que intervieram nas mais de 20 sessões temáticas promovidas no âmbito deste evento.
Destaque para as intervenções de 10 keynote speakers, especialistas de topo com contribuições de relevo para a área da conferência, que incluíram Vladimiro Miranda (diretor do INESC Porto, entidade que coordena o INESC TEC), que abordou o tema “Aprendizagem de informação teórica: do diagnóstico à previsão de energia eólica”, e João Gama (investigador do LIAAD), que falou sobre data mining com base em recursos. O evento contou ainda com intervenções de outros colaboradores do INESC TEC, designadamente Ricardo Bessa da Unidade de Sistemas de Energia (USE), Carlos Ferreira, João Passos Coelho, Joana Becker, Abdelrahim Mousa e Renato Soeiro, todos do LIAAD.
A organização local, para além de Alberto Pinto (presidente), contou ainda com outros elementos do LIAAD, designadamente Abdelrahim Mousa, Renato Soeiro, João Coelho, Joana Becker e João Almeida.