INESC TEC promove sessão de apresentação de projetos a investidores
A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC promoveu, no dia 19 de abril, uma sessão de apresentação de seis projetos empresariais à Invicta Angels, que tem como associados investidores individuais de capital de risco.
A sessão insere-se no âmbito da formação-piloto Spin-Up, do projeto europeu Spin-Up - Entrepreneurship Training and Coaching For University Spin-Offs, do qual a UITT faz parte. A formação vem sendo testada a nível europeu, tendo sido aplicada, no contexto nacional, no plano de atividades formativas de dois projetos de empreendedorismo que a UITT coordena desde 2010 (o Centro de Excelência para as Indústrias Criativas e Inovação do UPTEC PINC e o TEC-Empreende), e ao abrigo dos quais a Unidade tem apoiado o desenvolvimento de vários projetos empresariais.
A maior parte dos promotores que participou na sessão recebeu ou recebe apoio da UITT em diferentes contextos. A Shortcut, por exemplo beneficiou, entre 2010 e 2012, dos serviços de consultoria no âmbito da implementação de um Sistema de Gestão de IDI, enquanto a Next To You foi acompanhada no âmbito do serviço de pré-incubação LET-in.
Já a JoinIt e a Recibos Online são dois projetos do TEC-Empreende que durante a Fase II do programa de empreendedorismo tecnológico foram acompanhados pela área de Business Consulting da UITT. O Dependableware é um projeto na área do clould computing dos investigadores do HASLab – Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, Ricardo Vilaça e Miguel Matos, que integra o programa CoHiTEC, e que, numa fase inicial foi trabalhado na 2ª edição do SEEW, campo de treino sobre empreendedorismo tecnológico realizado em 2012, e coordenado pela UITT (João Claro). O projeto Healthy Systems também foi apresentado na sessão, embora não esteja a receber apoio da unidade do INESC TEC.
Os Business Angels são pessoas/entidades com experiência na área da gestão que apoiam o empreendedor de duas formas: com entrada de capital no projeto e know-how, ajudando-o do ponto de vista estratégico a encontrar os primeiros clientes ou parceiros, graças à sua rede de contactos. O papel de um investidor deste tipo pode ser um catalisador do crescimento de uma empresa (até porque a sua intervenção não se esgota na disponibilização de capital, relativamente ao qual espera um retorno, havendo espaço para o aconselhamento à gestão). No entanto, o capital de risco configura-se como uma entre várias soluções para a captação de financiamento.