Investigador CRACS/INESC TEC vence Prémio Inovação Pedagógica
Ricardo Queirós, investigador do Centro para a Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, foi o vencedor do Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância (PIPED), atribuído na cerimónia comemorativa do 28º aniversário do Instituto Politécnico do Porto (IPP), no dia 13 de março.
O PIPED, instituído pelo IPP, tem como objetivo distinguir docentes que apostam em estratégias pedagógicas inovadoras, recorrendo às tecnologias da informação e comunicação, com aplicação no ensino à distância.
O prémio no valor de dois mil euros foi atribuído ao projeto Ensemble – Framework de e-Learning, desenvolvido por Ricardo Queirós no âmbito do seu doutoramento. Trata-se de uma ferramenta conceptual que permite organizar redes de sistemas e serviços de e-learning, baseados em standards internacionais, de conteúdo e comunicação.
O enfoque do Ensemble está exclusivamente no processo de ensino-aprendizagem, designadamente na coordenação dos serviços pedagógicos que são típicos no quotidiano de professores e alunos nas escolas, tais como a criação, resolução, entrega e avaliação de exercícios.