Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Filipe Magalhães, HBM FiberSensing, New Product Launch Manager

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2006 - 2013
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CAP
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: NextGenPCF – Next Generation Photonic Crystal Fibers; Cyclops – Single-Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing

Testemunho relativo à sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

A HBM FiberSensing é uma spin-off do INESC Porto, pelo que a minha transição foi tranquila e continuei entre amigos.

Fruto das colaborações que tive ao longo da minha estadia no INESC TEC e do meu percurso académico, em grande medida já conhecia a equipa da HBM FiberSensing e a sua atividade.

A HBM FiberSensing é uma empresa líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas baseados em sensores de Bragg em fibra ótica (FBG) para aplicações avançadas de monitorização. As principais áreas de atuação são a Energia (Produção, Transporte e Distribuição), a Engenharia Civil, a Geotecnia, os Transportes, a Indústria Aeroespacial, a Indústria e a Investigação.

A empresa comercializa um vasto portefólio de sensores, unidades de medição e aplicações de software, bem como soluções completas de monitorização (desenvolvimento de produtos à medida e sistemas OEM).

O elevado nível tecnológico é sustentado por uma equipa pluridisciplinar constituída por técnicos altamente qualificados e também por alguns investigadores, especialistas na tecnologia base da FiberSensing. Atualmente, a tecnologia e know-how da FiberSensing detêm um grau de afirmação e reconhecimento elevados constituindo uma referência a nível mundial.

Este novo desafio está a ser bastante interessante e motivador. Nenhum dia é igual a outro e o facto de a minha atividade atender necessidades reais de clientes e de mercados, aliada à responsabilidade que isso acarreta, é entusiasmante e inspirador.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

Os sete anos que passei no INESC TEC foram fundamentais para o meu cargo na FiberSensing na medida em que tive a oportunidade de adquirir e dominar conhecimentos que estão na base da tecnologia que a empresa desenvolve e comercializa.

Olhando para trás, sinto-me realizado com o percurso que me colocou no ponto atual e que parece ter resultado de um conjunto de escolhas acertadas mas, simultaneamente, não posso deixar de me considerar um felizardo por ter sido sempre acompanhado/aconselhado por pessoas excelentes que sempre me apoiaram e ensinaram, livres de quaisquer interesses pessoais.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Acho que desde a minha saída (janeiro de 2014) ainda não houve tempo para grandes alterações. No entanto, é bom ver que o INESC TEC se tem mantido dinâmico e que tem continuado a delinear estratégias para enfrentar as circunstâncias atuais e futuras (previsíveis…) do panorama científico.